Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAMPUS PARELHAS

Implantação do Centro de Gemologia é prevista pelo Reitor pro tempore do IFRN

Equipe gestora analisou instalações durante visita ao Campus

Publicada em 10/09/2020 Atualizada há 12 meses

Equipe gestora visita Campus Avançado Parelhas

O Campus Avançado Parelhas do IFRN recebeu, no dia 2 de setembro, a visita do reitor pro tempore do instituto, Josué Moreira, acompanhado de sua equipe gestora. A visita teve como objetivo analisar as instalações do Campus, para avaliar a viabilidade de implantação do Centro de Gemologia, tendo em vista que o mesmo já oferece o Curso Técnico em Mineração. Entre os espaços visitados, a equipe do reitor pro tempore conheceu o LTM – Laboratório de Tecnologia Mineral e constatou haver tanto a estrutura física quanto o corpo técnico necessário à implantação do Centro.

De acordo com o professor Ramon Vianna, Diretor-Geral do Campus Avançado Parelhas, considerando que o município está inserido num complexo geológico que possui diversidade em pedras preciosas, dentre elas a turmalina, e que tanto a cidade de Parelhas como os municípios vizinhos fazem extração e beneficiamento de gemas, a implantação do Centro de Gemologia do IFRN poderá trazer benefícios econômicos para toda região, com a melhoria de processos e a formação de mão de obra qualificada. “Um dos principais objetivos do Centro de Gemologia, ao meu ver, é que em um futuro próximo seja possível fazermos a certificação de pedras preciosas, atualmente realizada em outras regiões do país”, destacou o Diretor-Geral. Estiveram presentes durante a visita, além de engenheiros de minas e geólogos, servidores técnico-administrativos do Campus, professores da área de mineração, bem como os diretores acadêmico e administrativo.

O projeto do Centro de Gemologia será contemplado por emenda parlamentar* da senadora Zenaide Maia (PROS/RN), através da bancada federal do RN, destinada a garantir a manutenção das estruturas dos Campi do IFRN em todo o Estado. As prioridades para utilização dos recursos obtidos com a emenda, no valor de R$ 16.510.401,00, foram amplamente discutidas pelo Colégio de Dirigentes do IFRN – CODIR no início de 2020, com a expectativa inicial de criação do Centro de Certificação e Lapidação de Gemas, o qual integraria uma expansão do Centro de Tecnologia Mineral José Yvan Pereira Leite, no Campus Currais Novos do IFRN.

Para o reitor pro tempore, o Centro de Gemologia, uma vez implementado e em funcionamento no Campus Avançado Parelhas, irá impulsionar o setor mineral e trazer desenvolvimento econômico e social, tornando-se uma das grandes referências do Nordeste. “Tenho certeza que, no futuro breve, a cidade de Parelhas será a capital nordestina das gemas minerais”, afirmou Josué Moreira.

 

*Emendas Parlamentares

Emendas parlamentares são recursos do orçamento público, com direcionamento apontado por deputados estaduais, deputados federais e senadores. Recebem esse nome por serem emendas ao projeto de Orçamento estadual ou federal, que é votado anualmente pelos parlamentares para o ano seguinte. Através da aprovação de emendas, senadores, por exemplo, realizam a destinação de verbas públicas, assumindo o compromisso de colaborar com iniciativas de entidades públicas e particulares que possam trazer retorno significativo para sociedade, ou seja, no âmbito federal, são os deputados e senadores que devem indicar, analisando a proposta do poder Executivo, como a União deverá gastar os recursos públicos.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas