CNPEM

IFRN visita o centro nacional de pesquisa em energia e materiais

Atividade fez parte de programação do fórum de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação

Publicada por Habyner Lima em 20/09/2023 Atualizada há 9 meses, 2 semanas

No dia 19 de setembro de 2023, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), realizou uma visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas, no estado de São Paulo.

Pelo IFRN, participou o professor Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. A atividade fez parte da programação da reunião ordinária do segmento das federais do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, sediada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

No CNPEM, os pró-reitores foram recebidos pelo Diretor-Geral, Antonio José Roque da Silva, que apresentou o histórico do centro de pesquisa, bem como as possibilidades de parcerias e financiamentos para os pesquisadores das Instituições Federais de Ensino (IFEs). Em seguida, os participantes conheceram alguns dos laboratórios do centro.

Visita_CNPEM_1

CNPEM

O centro de referência aberto, multiusuário e multidisciplinar, com ações direcionadas para diferentes atores do Sistema Nacional de CT&I. Trata-se de uma organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O espaço reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais sofisticadas e abertas à comunidade científica. O centro é aberto a projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas, a parcerias com o setor produtivo e a atividades de formação e capacitação de jovens pesquisadores. Operando com quatro laboratórios nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira, intitulado Sirius.

Fórum de pró-reitores

Na reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (FOPROP), foram realizadas discussões sobre possíveis colaborações entre a FAPESP e as Fundações de Amparo de todos os estados, além de uma mesa-redonda sobre divulgação científica e outra sobre o novo Plano Nacional da Pós-Graduação. O Encontro Nacional do Foprop (Enprop) acontecerá de 30 de outubro a 1º de novembro, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Acesse:

Materiais