ENEM 2015

IFRN tem o melhor desempenho do Norte, Nordeste e Centro Oeste entre instituições de ensino profissional

Entre as 20 instituições do grupo com maiores médias nas regiões, 6 são campi do IFRN

Publicada em 02/11/2016 Atualizada há 1 ano

Com 14 dos 20 campi que ofertam ensino médio integrado ao técnico avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015, o IFRN apresentou o maior desempenho entre as instituições de ensino profissional das regiões Norte-Nordeste e Centro Oeste. Os outros 6 campi não foram avaliados porque ainda não possuem turmas de ensino médio concluintes. O resultado do ENEM 2015 por escolas com educação profissional foi divulgado nesta segunda, 31 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Com uma média de 621,86, o Campus Natal-Central do Instituto foi o que apresentou o melhor desempenho. Se considerarmos a lista das instituições de ensino profissional do Brasil, o Campus fica na 35º posição quanto aos melhores desempenhos e, se observarmos apenas as federais, essa posição sobe para 15º. Das 20 instituições de educação profissional com melhores pontuações nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, 6 são campi do IFRN: Natal-Central, em 1º; Parnamirim e Mossoró, em 5º e 6º respectivamente; Caicó em 10º; São Gonçalo do Amarante em 12º e Natal-Zona Norte em 17º . Se considerarmos só Norte e Nordeste, das 10 primeiras, 5 são do IFRN. Os cálculos consideram a média entre as notas alcançadas entre as provas objetivas e a redação.

Quando nos referimos às instituições de ensino público do Rio Grande do Norte, as 8 maiores médias são de campi do IFRN, na sequência: Natal-Central; Parnamirim, com média de 601,42; Mossoró, com 600,93; Caicó, que apresenta média de 592,54; São Gonçalo do Amarante, com 587,07; Natal-Zona Norte, com 583,20; Currais Novos, com 580,50, e Ipanguaçu, com 566,14. A 9ª escola pública com maior desempenho é a Escola Agrícola de Jundiaí, com uma média de 558,80. Os 14 campi do IFRN avaliados pelo ENEM aparecem entre os que apresentam os 16 maiores desempenhos.

Regionalmente, o IFRN comprova a sua missão de levar educação pública de qualidade ao interior do Rio Grande do Norte. Em cidades como Currais Novos, Santa Cruz, Ipanguaçu, Apodi, Macau, Nova Cruz, João Câmara e São Gonçalo do Amarante, os campi do IFRN são as escolas com as médias gerais mais altas. Em Mossoró e Caicó, por exemplo, são a 2ª. Quanto ao resultado geral do estado, se continuarmos considerando as médias entre provas objetivas e redação, o IFRN tem 3 campi entre as 20 escolas com maior desempenho.

O diretor-geral do Campus Natal-Central, José Arnóbio de Araújo, chama a atenção para a formação integral proporcionada aos estudantes. "Nossos campi recebem mais de 50% de estudantes oriundos de escolas públicas, em geral, com defasagem de conteúdo. Mas o que percebemos é que, com a formação proporcionada pelo IFRN, essa defasagem é superada", comentou. Já o diretor do Campus Parnamirim, Ismael Felix Coutinho, chamou a atenção para a necessidade de investimentos na educação. "Quando percebemos que os campi do IFRN dominam todos os primeiros lugares com relação às escolas públicas, avaliamos que, com investimentos, temos condições de fazer a mudança que precisamos na educação", completou.

EDUCAÇÃO PARA A VIDA

O IFRN oferta ensino médio integrado ao curso técnico profissionalizante com uma duração de 4 anos. Neste ano, a Pró-Reitoria de Ensino iniciou a discussão para a mudança de oferta para 3 anos. "Essa discussão passará pelo debate com a comunidade e com os conselhos do Instituto", destacou o pró-reitor Agamenon Tavares.

"O mais importante é vermos que a formação integral oportunizada aos nossos estudantes, com ensino, pesquisa, extensão, artes e esporte, têm resultados não só no ENEM, mas em todas as atividades que eles participam. Essa é a nossa função: prepará-los para a vida e seus inúmeros desafios", lembrou o reitor Wyllys Farkatt Tabosa. Só neste ano, os alunos do ensino técnico integrado do IFRN foram os maiores campeões da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), com o maior número de medalhas de ouro entre as escolas do país, os maiores vencedores dos Jogos dos Institutos Federais, campeões em eventos científicos com credenciamento para competições internacionais de conhecimento, além de participarem de atividades culturais como festivais de cinema e de teatro

Na última semana, o teste do protótipo de um carro para melhor mobilidade de cadeirantes, fruto de projeto de pesquisa de curso técnico integrado em Eletrônica do Campus Natal-Zona Norte do IFRN, viralizou e alcançou mais de 130 mil visualizações na fan page IFRN Oficial. "Isso mostra que nossa formação vai muito além dos excelentes resultados que conseguimos em provas e competições, tem continuidade. Em novembro, de 23 a 26, o Campus Parnamirim realizará a II Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), uma oportunidade para os potiguares conhecerem os trabalhos que são desenvolvidos no Instituto", lembrou o pró-reitor de Ensino.

Os dados divulgados nesta matéria podem ser conferidos na tabela divulgada pelo INEP