Campus Natal-Central

Comédia e tragédia marcam abertura da Mostra de Teatro 2016.1

O evento acontece no Campus Natal-Central e vai até a próxima quinta-feira (11)

Publicada em 09/08/2016 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Foto: Wenderval Gomes

Auditório lotado, luzes, fumaças e alunos talentosos. A Mostra de Teatro 2016.1 começou nesta segunda-feira (8) recheada de expectativas. A noite de estréia foi marcada pela presença dos gêneros comédia e tragédia.

A primeira companhia a se apresentar no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão foi a Sinergia, composta pelos alunos do 2º ano do curso de Edificações. Alex Galvão fez o papel principal - Arlequim - , ele contou como foi a preparação e falou sobre a peça que iniciou abriu a Mostra.

"O Arlequim é um escrevo que quer se dar bem, ele acaba causando altas confusões sem querer", explicou. "Os ensaios foram bem estressantes, mas entendemos, isso tudo é para que fique bom. Já atuei algumas vezes, mas não nesse nível. Foi um nervosismo grande por sermos os primeiros, tivemos um ensaio antes e deu tudo certo. Agora é final de cênicas e focar nas outras matérias", completou.

A segunda Companhia a entrar em cena foi a Disritmia, dos alunos do 2º ano de Controle Ambiental. A tragédia "Insônia" inspirada na obra "Valsa nº 2",  entrou em palco trazendo uma reflexão sobre doenças psicológicas. Uma das produtoras do espetáculo, Yasmin Gomes contou detalhe da apresentação.

"É uma tragédia que conta a história de menina de 15 anos que foi assassinada por seu psiquiátrica, que também abusava dela nas consultas. Os pais dela descobriram, mas abafaram o caso. Existia também um homem casado que mantinha relações com ela, e a peça gira em torno de toda loucura dela. A peça traz uma reflexão sobre a necessidade de estarmos atendo aos transtornos psicológicos. As pessoas muitas vezes tem como algo banal, dizem que é frescura", relatou.

"Um devoto nada comum", da Cia Psicodelia, foi a última  companhia a se apresentar na noite. O espetáculo dos alunos do 2º ano de Controle Ambiental é uma livre adaptação da obra O Santo e a Porca. Para o produtor e aluno Joel Negreiros, a parte mais difícil foram os ensaios. "Foi muito complicado porque tínhamos que conciliar tudo. Mas conseguimos fazer tudo direitinho", lembra.

A Mostra de Teatro 2016.1 começou nesta segunda feira e vai até próxima quinta-feira (11). O evento, idealizado e coordenado pelas professoras Elane Simões e Marinalva Moura, faz parte da Disciplina de Arte III – Artes Cênicas. O projeto envolve as turmas do segundo ano dos cursos técnicos integrados do Campus Natal Central.