Internacionalização
IFRN recebe visita de colaboradora chilena na Reitoria
Parceria com faculdade chilena é debatida
Publicada por Habyner Lima em 01/03/2024 ― Atualizada há 8 meses, 2 semanas
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu a visita da socióloga chilena, Consuelo Prudencio, profissional da Direção de Gênero e Diversidades Sexuais da Faculdade de Filosofia e Humanidades da UChile. O momento aconteceu em 28 de fevereiro e foi fruto da articulação entre as instituições, que atualmente possuem acordo de cooperação técnica, firmado em 2023.
A professora foi recebida pelo reitor do IFRN, professor José Arnóbio, no gabinete da Reitoria. O momento também contou com a participação da professora Amilde Fonseca, assessora de Educação em direitos humanos, gênero e diversidade do IFRN, o assessor de Extensão e Relações Internacionais, professor Samuel Lima, e o professor Bruno Venâncio (Aseri).
Na oportunidade, o reitor apresentou a Instituição, fazendo um contexto histórico para a professora, desde sua fundação, citando todas as transformações que o IFRN passou ao longo dos seus 114 anos, abordando a função social do Instituto: “O IFRN oferta desde cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) até o Doutorado, assim conseguimos atender os demais públicos em todo território do RN”, destacou. Na conversa, Arnóbio ainda apontou uma das principais missões da instituição: “A emancipação dos estudantes proporciona o empoderamento dentro da sociedade”, afirmou.
Encaminhamentos
Consuelo manifestou interesse em ampliar sua experiência internacional no campo da gestão do enfoque de gênero na educação superior, enriquecendo as perspectivas sobre como abordar o desafio da transversalização e da redução de lacunas em ambas as instituições, além de contribuir para o desenvolvimento profissional dos profissionais envolvidos no intercâmbio. Como objetivos da cooperação técnica ficou definido os seguintes tópicos:
- Visitas a diferentes campi e experiências de integração entre unidades de gênero, diversidade sexuais, étnico-racial e inclusão de pessoas com deficiência;
- Trocar experiências sobre a implementação de políticas universitárias de gênero em ambas as instituições;
- Conhecer a experiência do IFRN no tratamento das questões de gênero no âmbito da educação superior;
- Identificar boas práticas implementadas no IFRN para a redução de lacunas de gênero;
- Apresentar o modelo abrangente de abordagem das questões de gênero da Universidade de Chile e o Selo Genera Igualdad.
- Palavras-chave:
- parceria internacionalização chile