Reconhecimento
IFRN recebe notas máximas em avaliação do Ministério da Educação
Análise considerou a qualidade dos cursos ofertados
Publicada por Ester Macedo em 23/10/2024 ― Atualizada há 1 mês
Quatro cursos ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) alcançaram a nota máxima na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Os cursos reconhecidos são: Licenciatura em Informática no Campus Ipanguaçu, Licenciatura em Informática no Campus Natal-Zona Norte, Curso de Tecnologia em Agroindústria no Campus Pau dos Ferros e Bacharelado em Engenharia de Produção no Campus São Gonçalo do Amarante.
Avaliação
Desde a sua inclusão no Sistema Federal de Ensino, as instituições de Ensino Superior (IES) precisam de autorização para iniciar suas atividades e, posteriormente, obter o reconhecimento de seus cursos, o que permite a emissão de diplomas. Com base na legislação pertinente, as instituições passam por avaliações periódicas para renovar esse reconhecimento, essencial para a continuidade da oferta de seus cursos.
Nessas avaliações, os cursos do IFRN se destacaram com nota cinco, que atesta a qualidade da organização didático-pedagógica, infraestrutura, corpo docente e suporte educacional oferecido.
Campus Natal-Zona Norte
Para o coordenador do curso de Informática do Campus Natal-Zona Norte, Francisco Junior, o resultado da avaliação criteriosa do Inep trouxe muita felicidade, pois reconheceu e confirmou os esforços feitos para manter a qualidade do curso nas três dimensões avaliadas. “É mais um momento importante na história do curso, que existe desde 2010 e tem ao longo do tempo conquistado resultados significativos e criado parcerias relevantes com as escolas da Zona Norte do município, cumprindo muito bem sua missão social. Esta é uma vitória não apenas dos servidores do Campus, mas também de nossos estudantes e egressos”, disse.
Campus São Gonçalo do Amarante
Izabelle Lopes, coordenadora do curso de Engenharia de Produção do Campus São Gonçalo do Amarante, explicou que alcançar o conceito máximo reflete diretamente na reputação do IFRN, fortalecendo a posição entre as melhores instituições de ensino do país: “Para os estudantes, isso significa uma maior valorização do diploma no mundo de trabalho, aumentando as chances de empregabilidade e oportunidades de carreira”.
Campus Pau dos Ferros
Elisabete Piancó, coordenadora e professora do curso de Tecnologia em Agroindústria no Campus Pau dos Ferros, contou que estava na expectativa por essa nota: "acredito em um Instituto que oferta uma educação de excelência, tem estrutura, tem uma boa administração e funcionamento pedagógico. É um momento de alegria, de festa! Eu fico muito feliz, os alunos merecem um curso com nota máxima. A comunidade merece profissionais formados com diploma de uma instituição como o IFRN. É uma satisfação ser professora desta instituição, de estar aqui na cidade de Pau dos Ferros transformando vidas, mostrando aos nossos alunos que a agroindústria é possível de acontecer em qualquer lugar do Brasil e do mundo, e que nossos alunos são capazes de atuar".
Campus Ipanguaçu
O coordenador do curso de Informática do Campus Ipanguaçu, Rafael Castro, também compartilhou sua alegria: “Essa nota representa o reconhecimento das políticas institucionais de ensino e pesquisa, assim como a experiência e qualificação do corpo docente e a infraestrutura de excelência do nosso campus”. O coordenador ainda relembrou o caminho até a nota máxima: “Em 2015, o curso recebeu conceito 4, e agora alcançamos o conceito 5, o que reflete a excelência dos trabalhos realizados ao longo do tempo. O nosso desafio agora é manter esse padrão de qualidade”, concluiu.