IFRN realiza visita técnica à instituição francesa de ensino

Na programação, houve reunião a fim de finalizar a minuta do acordo de cooperação entre o IFRN e a Universidade Jean Monnet

Publicada em 05/11/2021 Atualizada há 12 meses

Pelo IFRN, esteve presente o professor Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação

De 1º a 04 de novembro, o IFRN realizou visita técnica à Universidade Jean Monnet (UJM), localizada em Saint Étienne (França). Pelo IFRN, esteve presente o professor Avelino Lima Neto, docente do Campus Canguaretama e pró-reitor de Pesquisa e Inovação. A professora Julie Thomas, professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e pesquisadora do Centro Max Weber (CMW), organizou e mediou a agenda da visita.

Mobilidade internacional e consolidação de parcerias

Na programação, houve reunião com a Direção de Internacionalização da UJM a fim de finalizar a minuta do acordo de cooperação entre o IFRN e a universidade francesa. “Com o convênio, esperamos oficializar as várias atividades desenvolvidas por nós conjuntamente desde 2019, tais como pesquisas e publicações conjuntas, bem como orientações de mestrado”, afirmou Julie Thomas, representante francesa do futuro acordo. Para Gustavo Insaraulde, diretor de Internacionalização na UJM, “esperamos dar início, assim que possível, à mobilidade de discentes, docentes e pessoal administrativo”. Samuel Lima, assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN, complementou: “Apesar de já possuirmos vários produtos da colaboração entre nós, o convênio é importante para legitimar a participação conjunta em editais internacionais, por exemplo”.

Internacionalização da pesquisa

Uma temática igualmente discutida em reunião com a Direção de Internacionalização e com a Administração da UJM e da Universidade de Lyon (UL) foram os processos de internacionalização da pesquisa. “Pude conhecer a gestão das parcerias internacionais relativas à investigação, especialmente a mobilidade de pesquisadores estrangeiros, tanto através de reunião com o setor responsável bem como por meio da minha própria experiência com essa modalidade de atuação na instituição”, afirmou o docente do IFRN, que esteve presente na UJM como professor visitante ao longo do último mês.

Comunicação e difusão científica

Na agenda da visita, também houve reuniões com laboratórios parceiros da UJM e do IFRN, tais como o Laboratório Saúde, Educação e Situação de Deficiência (SantESIH) e o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Didática, Educação e Formação (LIRDEF). Em reunião com o professor Eric Perera, diretor do Laboratório SantESIH da Universidade de Montpellier (UM), houve o planejamento de novas publicações da Série Intercorporeidade, da Editora IFRN. “Após a coedição franco-brasileira da primeira obra, recentemente publicada por meio de parcerias entre grupos de pesquisa do IFRN, o LIRDEF e o CMW, queremos reforçar a prática das traduções e das coedições dos produtos provenientes das nossas parcerias”, afirmou o docente, que também é o representante francês do acordo do IFRN com a UM e membro do Conselho Científico da Revista Holos.

Próximas atividades

No dia 02 de dezembro de 2021, às 10h30, acontecerá o webinário Como ser professor visitante na França?, como parte do Ciclo de Internacionalização da Pesquisa. Na ocasião, o professor Avelino apresentará a experiência realizada na Universidade Jean Monnet - Saint Étienne. O Ciclo de Internacionalização da Pesquisa se iniciou em maio deste ano e tem o objetivo de aproximar pesquisadores do IFRN de práticas internacionais de pesquisa científica.

extensao