Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAMPUS MOSSORÓ

IFRN e Universidade de Montpellier realizam agenda de acordo de cooperação internacional

Programação contou com palestras e conferências

Publicada em 07/05/2019 Atualizada há 1 ano

Nesta segunda-feira (6), o Campus Mossoró do IFRN, por meio do professor Jacques Gleyse, realizou a primeira atividade do ano de 2019 referente à agenda do acordo de cooperação internacional estabelecido entre o Instituto e a Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier. O docente proferiu a conferência Formação de professores no século XXI: entre a domesticação e a libertação, com mediação do professor Avelino de Lima Neto, do Campus Canguaretama do IFRN e dos programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Educação (PPGEd/UFRN), que também é o representante brasileiro do convênio.

Plano de ação

O público foi composto por estudantes de graduação das três Instituições Públicas de Ensino Superior da cidade, por alunos dos programas de pós-graduação em Ensino (POSENSINO/IFRN-UFERSA-UERN) e em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Rede Federal), bem como por servidores do Campus. Após a conferência, os coordenadores dos programas reuniram-se com Jacques e Avelino para traçar estratégias de expansão das atividades do acordo.

Como primeira possibilidade de ação conjunta, a ideia é que os três programas stricto sensu envolvidos – PPGEP, POSENSINO e ProfEPT – ofereçam conjuntamente um componente curricular em 2019.2, a ser ministrado com a participação de outro pesquisador francês. A segunda estratégia é a publicação conjunta em duas coletâneas: uma organizada pelos professores Albino Oliveira Nunes (POSENSINO - IFRN), Francisco das Chagas Silva Souza (POSENSINO/ProfEPT/PPGEP - IFRN) e Marcelo Bezerra de Morais (POENSINO - UERN); outra organizada pelos professores Jacques (Universidade de Montpellier/Colaborador do PPGEP - IFRN), Ilane Ferreira Cavalcante (PPGEP – IFRN), Avelino (PPGEP – IFRN/PPGEd – UFRN) e Julie Thomas (Universidade Jean Monnet – Saint Étienne/Colaboradora do PPGEP – IFRN).

Financiadas por recursos do edital de Apoio a Pesquisador Visitante do CNPq e pelo apoio dos campi envolvidos, as atividades, compreendidas no contexto de internacionalização da pós-graduação stricto sensu das instituições envolvidas, objetivam intensificar a produção de conhecimento científico de alto nível em Ciências Humanas e Sociais.

Jacques permanecerá em Natal até a segunda semana de maio. Nesse período, realizará a conferência de abertura do IV Seminário de Docência e Contemporaneidade, no Campus João Câmara do IFRN, bem como ministrará, em conjunto com Avelino, uma disciplina nos programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Educação (PPGEd/UFRN). Além disso, participará tanto de reuniões relativa a um projeto internacional de pesquisa, financiado pelo CNPq e desenvolvido por pesquisadores da Instituição e de instituições francesas, bem como de encontros de co-orientação de dissertação de mestrado.


 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas