Capacitação
IFRN realiza lançamento do curso de Formação Continuada em Integração Curricular para EJA-EPT
Evento contará com painel sobre a oferta da modalidade nas redes públicas de ensino
Publicada por Renan Gabriel em 25/04/2025 ― Atualizada em 25 de Abril de 2025 às 13:33
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Ministério da Educação (MEC) realizam no dia 25 de abril, o lançamento oficial do curso de Formação Continuada em Integração Curricular para a EJA-EPT. O evento terá início às 18h, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do IFRN e do Ministério da Educação (MEC) no YouTube.
A formação tem como objetivo promover o fortalecimento da integração curricular nos cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulados à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), fomentando práticas pedagógicas contextualizadas e voltadas para os sujeitos da EJA. A iniciativa integra o conjunto de ações do IFRN voltadas à permanência e êxito dos estudantes dessa modalidade de ensino.
“O curso é destinado aos profissionais de educação das redes públicas de ensino e é resultado de um processo de escuta ativa, envolvendo os diferentes sujeitos que atuam na EJA-EPT (PROEJA). A proposta é criar um espaço de formação continuada, crítica e colaborativa, alinhada às especificidades dos estudantes jovens e adultos. Consiste em possibilitar o desenvolvimento e o aprofundamento de conhecimentos teórico-metodológicos sobre o currículo integrado na EJA-EPT”, afirma a assessora local da EJA Integrada-EPT, Izanny Brito.
Para o lançamento do curso, será realizado o painel "A oferta de EJA-EPT na escola pública: a necessária articulação entre os Institutos Federais e as redes de ensino", que contará com a participação dos professores Caroline Jango, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e Márcio Azevedo, do IFRN.
O curso
O curso, com carga horária de 60 horas, será oferecido no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) e é destinado a profissionais da educação das redes públicas de todo o país. A formação faz parte do Programa Nacional de Formação para a Docência na EJA (ProfEJA), desenvolvido dentro do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. Seu principal objetivo é apoiar os educadores na criação de currículos que promovam a elevação da escolaridade integrada à qualificação profissional.