Digae & Coass
IFRN promove evento sistêmico sobre saúde mental no ambiente escolar
Serão debatidas ações para o bem-estar psicológico na comunidade acadêmica
Publicada por Cleyton Nascimento em 07/11/2024 ― Atualizada há 1 mês
Em um esforço para fortalecer o bem-estar psicológico no ambiente educacional, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará, entre 9 e 11 de dezembro, o evento "Saúde Mental no Ambiente Escolar: um compromisso coletivo para o bem-estar no IFRN". Organizado pela Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae) e pela Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass), o evento tem como foco sensibilizar e engajar a comunidade acadêmica sobre a importância da saúde mental na escola.
No dia 9, a programação começa com uma mesa-redonda sobre "Saúde mental na escola: prevenção e suporte", onde profissionais e pessoas convidadas trocarão experiências e debaterão como o cuidado com a saúde mental é uma responsabilidade compartilhada. À tarde, a psicóloga Milla Marinho lança o Projeto "Saúde Mental no Ambiente Escolar", que busca fomentar um olhar coletivo sobre o bem-estar psicológico no IFRN. O evento será transmitido pelo canal da instituição no YouTube.
Nos dias 10 e 11 de dezembro, o evento continuará com uma programação voltada a encontros específicos de cada área, como Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Serão realizadas oficinas para capacitar os profissionais na produção de atividades educativas alinhadas à Política de Saúde Estudantil do IFRN, conduzidas por especialistas como as enfermeiras Ideíze Barros e Sara Araújo e a odontóloga Janmille Valdivino.
Importância da iniciativa para a comunidade escolar
A relevância do projeto foi destacada por Etienne Medeiros, psicóloga do Campus João Câmara, que vê a iniciativa como uma resposta aos desafios emocionais do dia a dia: “Em um mundo cada vez mais desafiador, cuidar da saúde mental é uma prioridade. Este projeto visa contribuir para uma maior conscientização da importância do cuidado coletivo sobre saúde mental, assim como oferecer recursos para manejar situações de crise vivenciadas com nossos alunos e servidores”.
Valéria Regina, diretora de Gestão de Atividades Estudantis, reforça o impacto do projeto como uma ação necessária para atender à demanda da comunidade escolar: “É gratificante ver esta ação se materializando, pois responde a uma necessidade. Sabemos que é um primeiro passo e que exigirá continuidade com outras iniciativas”.
O Projeto "Saúde Mental na Escola" é uma resposta oportuna aos desafios que estudantes e servidores enfrentam no contexto educacional. Em um ambiente que deve ser acolhedor e propício ao aprendizado, a saúde mental torna-se um pilar essencial para o desenvolvimento integral. Para Matheus Silva Pereira, integrante da equipe de apoio ao projeto, o caminho é claro: “A saúde mental na escola é uma construção coletiva, e este projeto é um importante passo nessa direção. Vamos avançar juntos, promovendo um ambiente onde cada servidor e aluno se sinta ouvido, apoiado e valorizado".
- Palavras-chave:
- Digae Coass Saúde mental