Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

IFRN promove Encontro dos Comitês de Extensão, de Pesquisa e Inovação e dos Assessores de Relações Internacionais

Evento teve atividades na Reitoria e no Campus Natal-Cidade Alta

Publicada em 29/08/2022 Atualizada há 1 ano

Encontro aconteceu entre os dias 22 e 24 de agosto

Entre os dias 22 e 24 de agosto deste ano, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu o Encontro dos Comitês de Extensão (Coext), de Pesquisa e Inovação (Copi) e dos Assessores de Relações Internacionais (ARI). A programação do evento contou com atividades na Reitoria e na Unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta.

A mesa de abertura foi composta pelos professores José Arnóbio, reitor do IFRN; Avelino Aldo de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; Samira Delgado, pró-reitora de Extensão; e Bruno Lima, substituto eventual na Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do IFRN. 

Após a fala dos membros da mesa, aconteceu a mesa-redonda “Indicadores da Pesquisa, Inovação, Extensão e Pós-graduação na Rede”. A atividade contou com a participação virtual do professor Vinícius Martins, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSul e presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) da Rede. Na ocasião, foi enfatizada a participação de servidores do IFRN, ligados à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), na composição da equipe que tem pensado o novo sistema. Após a apresentação da mesa-redonda, houve interação entre participantes presentes. 

Nos dias 23 e 24 de agosto, as atividades aconteceram na Unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta, com reuniões individuais de cada Comitê.

Comitê de Extensão 

Na pauta do Coext foram realizadas discussões acerca das políticas de Extensão no IFRN, como a regulamentação da Integração Curricular da Extensão, recém aprovada em todas as instâncias do Instituto e publicada através da Resolução nº 79, do Conselho Superior do Instituto. Também foram realizados momentos de formação junto aos gestores da Extensão com ênfase no acompanhamento de indicadores e metas de desempenho, gestão de projetos de Extensão e gestão das relações com o mundo do trabalho (programa de aprendizagem, de estágio e Núcleos de Extensão e Prática Profissional), apoio ao empreendedorismo, economia solidária e criativa. 

Para Samira Delgado, pró-reitora de Extensão, a avaliação do encontro foi positiva: “O encontro presencial do Coext constitui-se como um importante espaço de discussão e formação. Já temos em nossa agenda encontros mensais, realizados de forma on-line, mas o encontro presencial, com duração maior, possibilita uma maior interação e consequentemente maior aprendizado e socialização dos fazeres que compõe a dimensão extensionista em nossa instituição. Posso afirmar, portanto, que encontros como esse fortalecem a Extensão no IFRN”, destacou.

Comitê de Pesquisa e Inovação 

Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação na revisão do Regimento do IFRN foram pautas abordadas na reunião do Copi, além dos debates sobre os Editais de 2023 e otimizações do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Também fez parte da programação a palestra “Como o servidor e o aluno do IFRN podem participar da Unidade Embrapii?”, ministrada pelo professor João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica na Propi. Na ocasião, foi apresentado o histórico da submissão do IFRN às chamadas da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) anteriores (2017 e 2020). O professor João Teixeira apresentou alguns preceitos básicos da Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) exigida pela empresa pública, bem como as etapas de projetos dessa natureza.

“O fato de o encontro ter agregado três comitês distintos - Pesquisa e Inovação, Extensão e Internacionalização - revela o esforço de trabalharmos conjuntamente no planejamento e avaliação contínuos dessas três dimensões institucionais”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Avelino Aldo de Lima Neto.

Assessores de Relações Internacionais 

As discussões giraram em torno da Gestão da Internacionalização em perspectiva nacional e local, tendo contado com a participação da servidora do Instituto Federal de Pernambuco (UFPE), Carol Bello, que atua na gestão do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Pautou-se, também, a gestão de internacionalização do IFRN e das três assessorias que a constitui, a saber: de mobilidade internacional; de parcerias internacionais; e de políticas linguísticas. Além disso, foram compartilhadas experiências exitosas realizadas nos campi do IFRN a partir da perspectiva da interiorização da internacionalização, em que atividades de internacionalização em casa estão sendo realizadas por servidores e estudantes por meio do desenvolvimento de projetos de Extensão. 

Por fim, foi feita a retrospectiva do Simpósio de Internacionalização do IFRN, realizado em 2021 no formato remoto, e se iniciou o planejamento da segunda edição desse evento, a ser realizada em dezembro de 2022 no Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN. “Avaliamos positivamente a participação dos campi nessas atividades. Esse engajamento é fundamental para desenvolvermos estratégias que resultam em processos que impactam positivamente o desenvolvimento institucional e a sociedade potiguar”, comentou Samuel Lima, assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN.

Palavras-chave:
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas