Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Infraestrutura

Fornecimento de energia do IFRN é migrado para Ambiente de Contratação Livre

Experiência com o Mercado Livre de Energia iniciou em 2023

Publicada por Cecilia Melo em 11/11/2025 Atualizada em 11 de Novembro de 2025 às 10:30

A Diretoria de Engenharia e Infraestrutura (Dieng) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, consolidou, no último sábado (1/11), a migração do fornecimento de energia elétrica do IFRN para o Ambiente de Contratação Livre de Energia (ACL), conhecido também como Mercado Livre de Energia (MLE).

O ACL é a modalidade de negociação em que o consumidor pode selecionar a empresa que quer contratar sua energia, oferecendo maior liberdade aos consumidores e permitindo a negociação direta de contratos de energia com geradoras, comercializadoras ou outras empresas. Assim, foram selecionadas e contratadas empresas comercializadoras de energia elétrica, que geram e vendem o insumo eletricidade por preços menores do que os praticados pelas empresas distribuidoras no mercado regulado ou cativo.

A experiência do IFRN no Mercado Livre de Energia foi iniciada em 2023, com a adesão do Campus Natal-Central a essa categoria de fornecimento de eletricidade. Outro ponto importante é que a modalidade para entrada escolhida foi a varejista, por apresentar maior flexibilidade e proximidade dos procedimentos reguladores do setor público.

*Com informações do Ministério de Minas e Energia

Palavras-chave:
Energia Ambiente de Contratação Livre de Energia