Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Inteligência Artificial

IFRN marca presença na Robotica 2018

Evento, realizado em João Pessoa, reuniu equipe dos campi Natal-Central, Natal-Zona Norte, Parnamirim e Santa Cruz

Publicada em 09/11/2018 Atualizada há 1 ano

Comitiva dos Campi Parnamirim e Santa Cruz durante o evento

João Pessoa - capital paraibana - foi palco do Robotica 2018, que integrou oito sub-eventos, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e o Robocup Logistics. O IFRN, com equipes dos campi Natal-Central, Natal-Zona Norte, Parnamirim e Santa Cruz, participou como competidor e visitante, além de ter professores da área entre os organizadores do evento. O evento, aberto na terça (6) segue até este sábado, 10 de novembro.

Entre as atividades desenvolvidas pelos estudantes do Instituto, a competição de Futebol de robôs 'Very Small Size' teve a equipe Jerimum, do Campus Parnamirim, foi até as oitavas de final. Pelo Campus Santa Cruz, a apresentação de trabalho no Mostra Nacional de Robótica. O Campus Natal Central, além de trabalho na mostra, também esteve no futebol de robôs Soccer Jr.. O Campus Natal-Zona Norte tem um time na Robocup Logistics, competição focada no uso de robôs móveis autônomos aplicados a processos logísticos. Durante a competição, as equipes realizarão tarefas enfrentando obstáculos ao tentar alcançar seus objetivos.

IFRN

A professora Sarah Thomaz, do Campus Natal-Central, que participou da organização da OBR e ministrou um minicurso de Robótica aos finalistas da etapa teórica desta Olimpíada, foi eleita membro do comitê gestor da Comissão Especial de Robótica da Sociedade Brasileira de Computação, durante a reunião anual da comissão da sociedade. A comissão é responsável por ações voltadas ao desenvolvimento da Robótica no país e da comunidade científica da área. Além disso, Sarah coordenará o evento Robótica 2020: “durante a reunião foi confirmada a proposta de o IFRN sediar o evento em 2020, pois o projeto que enviei no ano passado foi aprovado”, disse.

Além de Sarah, os professores Allyson Amilcar e Amadeu Albino, realizaram visita técnica ao evento já pensando na futura organização do evento. Já o professor João Moreno apresentou o trabalho "SmartHouse - Uma maquete residencial inteligente para o ensino da domótica" na Mostra Nacional de Robótica, juntamente com os alunos André Anderson e João Rafael. Para os professores Lennedy Campos e Lucileide Dantas, do Campus Santa Cruz, é importante a participação dos estudantes nesse tipo de evento. "Competições assim motivam os alunos a desenvolver trabalhos na área, a participar de competições a nível nacional, internacional, além de trazer ideias de trabalhos para a nossa instituição. Enfim, eles podem conhecer novas ferramentas para melhorar os trabalhos que eles já desenvolvem", disseram.

Futebol de robôs

Projeto mantido em parceria com o laboratório de robótica da UFRN, o "Futebol de robôs" do Campus Parnamirim já está no seu quarto ano de participação na competição brasileira de robótica. Segundo Filipe Lins e José Soares, professores do campus, é através deste projeto que alunos podem desenvolver trabalhos nas mais variadas áreas da mecatrônica, desde a construção de estruturas mecânicas, circuitos eletrônicos e desenvolver algoritmos para resolução de problemas reais da robótica. "A participação desta competição é o momento de exposição de todo o desenvolvimento realizado ao longo de um ano. Além de possibilitar a criação e amadurecimento de novas ideias através da competição em si e da interação com outros grupos de pesquisa", declararam.

Robotica 2018

A Robotica 2018 é a união entre as mais respeitadas competições e os mais importantes congressos científicos nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial na América Latina. Reunindo sub-eventos que visam incentivar a pesquisa e desenvolvimento na área, a Robótica é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), pelo  Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e pelo RobCup Brasil (braço brasileiro da Federação RobCup). Realizadas paralelamente, as atividades aconteceram entre 6 e 10 de novembro de 2018, com participação de 1.500 estudantes e professores e até pesquisadores. Embora seja um evento latino-americano, todos os anos a Robotics recebe pesquisadores e equipes de países da Europa e da Ásia.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas