Livro

IFRN lança livro destacando trajetórias de sucesso

Publicação da Editora IFRN destaca trajetórias inspiradoras de estudantes egressos

Publicada por Max Praxedes em 15/07/2024 Atualizada há 5 horas, 24 minutos

A trajetória de nove ex-alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) ganha destaque no novo livro "Talentos extraordinários: a história de jovens humildes que chegaram a multinacionais", escrito pelo professor Aluísio Igor Rêgo Fontes, do Campus Pau dos Ferros do Instituto.

Publicada pela Editora IFRN, a obra conta com o apoio da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Dead) do Campus Natal-Zona Leste, destacando o compromisso da instituição na formação de profissionais capacitados e inspiradores.

Inspiração para os atuais e futuros estudantes do IFRN

Motivado pela experiência pessoal e pela vontade de evidenciar o potencial transformador da educação, de acordo com Aluísio Igor, o livro tem como objetivo inspirar os atuais e futuros estudantes do IFRN: "queria que as histórias desses jovens servissem não apenas como exemplos de sucesso, mas como fonte de motivação para todos que buscam alcançar seus objetivos através da educação", destacou.

O projeto contou com o suporte integral da Dead, que colaborou desde a fase inicial de revisão até a diagramação e distribuição do material. Disponível gratuitamente no Memoria, repositório institucional do IFRN, e no Google Livros, além de exemplares impressos distribuídos aos entrevistados e estudantes, o livro inspira não apenas a comunidade acadêmica, mas também profissionais e jovens em busca de referências na carreira.

Talentos extraordinarios - Livro (2024)

Para Aluísio Igor, o processo de desenvolvimento do livro foi intenso e gratificante. "Dedicava mais de uma hora diariamente à escrita, focado em transmitir não apenas as histórias de sucesso, mas os valores e princípios que guiaram esses jovens até o topo de suas carreiras", explicou o autor.

Com o sucesso inicial do projeto, Aluísio Igor planeja expandir suas colaborações e parcerias, visando ampliar o impacto positivo do livro e inspirar ainda mais pessoas através das histórias de superação e sucesso dos ex-alunos do IFRN.

"O IFRN mudou minha vida"

Um dos jovens destacados no livro, Natan Almeida, contou como o IFRN foi fundamental em sua trajetória: enquanto estudava na instituição, ele trabalhava como churrasqueiro para complementar a renda. Ele credita ao IFRN a transformação de sua vida, afirmando que sem a instituição, dificilmente teria adquirido a qualificação necessária ou alcançado um emprego melhor.

"O IFRN mudou minha vida", assim inicia o depoimento de Natan no livro. O egresso valoriza não apenas o acesso às salas de aula, biblioteca e infraestrutura do Campus Pau dos Ferros, mas também a participação em projetos de pesquisa, como os desenvolvidos pelo Nadic. Ele encoraja os atuais estudantes do IFRN a explorar ao máximo as oportunidades oferecidas, destacando que o envolvimento pleno no ambiente acadêmico pode ser decisivo para alcançar o sucesso profissional e pessoal.

Rede de apoio

A egressa Maria Jakeline, nascida em um sítio chamado Flexas, localizado em José da Penha, Rio Grande do Norte, conta no livro que superou desafios desde a infância, onde caminhava 2,6 km diariamente para a escola, enfrentando até chuvas intensas. Apoiada pela família, mudou-se para a zona urbana na quarta série para continuar seus estudos, mantendo a educação como prioridade.

Durante sua trajetória acadêmica, Maria enfrentou novos desafios e aprendizados significativos, especialmente durante a pandemia, quando questionou o seu caminho na faculdade. O apoio dos colegas e o convite para participar de um projeto com o professor Aluísio renovaram sua determinação, incentivando-a a completar sua formação em programação. Hoje, Maria se destaca em uma startup inovadora, onde o trabalho remoto não apenas expande suas perspectivas profissionais, mas também intensifica sua paixão pela área de programação.

Talentos extraordinarios - Livro (2024)

Fortalecimento da educação tecnológica no IFRN

Wagner de Oliveira, diretor de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da educação tecnológica no IFRN: "projetos como 'Talentos Extraordinários' não apenas destacam o sucesso de nossos ex-alunos, mas também reforçam a posição do IFRN como uma instituição comprometida com a formação de profissionais de alta competência, preparados para os desafios do mercado global".

Além de documentar as trajetórias individuais dos ex-alunos, o livro também destaca o papel crucial do Núcleo de Análise de Dados e Inteligência Computacional (Nadic), do Campus Pau dos Ferros, onde Aluísio Igor é coordenador. "O Nadic não só promove avanços tecnológicos no Alto Oeste Potiguar, como também contribui para a formação de uma nova geração de profissionais em tecnologia da informação", explicou o professor.

"O fortalecimento da educação tecnológica no IFRN é fundamental para preparar nossos estudantes não apenas para o mercado local, mas para os desafios globais do século XXI. Iniciativas como o livro 'Talentos Extraordinários' evidenciam não apenas o sucesso individual de nossos egressos, mas também a capacidade da instituição em promover uma formação de excelência, integrando avanços tecnológicos e acadêmicos em todas as suas unidades", disse o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

Acesse:

Egressos