internacionalização

IFRN firma parceria com a Universidade Nacional de Costa Rica (UNA)

Está é a primeira parceria internacional do Instituto com a América Central

Publicada em 23/05/2022 Atualizada há 1 ano

Parceria foi celebrada por meio de um webinário

No dia 6 de maio de 2022, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) assinou o Protocolo de Intenções de cooperação mútua e ampla com a Universidade Nacional de Costa Rica (UNA). O protocolo prevê desenvolver, manter e aprofundar atividades acadêmicas, científicas e técnicas; promover ações de intercâmbio de professores, estudantes e técnicos administrativos; a realização de atividades voltadas à pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária; realizar projetos e programas de cooperação a curto, médio e longo prazos.

Relação entre o IFRN e a UNA

A parceria entre o IFRN e a UNA vinha sendo discutida desde dezembro de 2021, por meio da interlocução do professor Márcio Azevedo (Campus Caicó). Desde então, os procedimentos formais para a redação e a assinatura do Protocolo de Intenções foram gestados, no âmbito do IFRN, pela Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri). O assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN, professor Samuel Lima, comentou sobre o fortalecimento das relações interinstitucionais com a América Latina e a África. “Essa política de gestão está em consonância com alinhamentos do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de não perder de vista o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026”, disse.

A parceria entre as duas instituições foi celebrada ainda por meio da realização de um webinário, ação do projeto Cooperação Internacional em Foco, também realizado no dia 6 de maio com o objetivo de aproximar servidores e estudantes do Centro de Investigación y Docencia en Educación (Cide) com a comunidade acadêmica do IFRN. A atividade contou com a exposição de cursos, atividades e projetos ofertados e desenvolvidos pelas duas instituições, contando com a mediação da Profa. Luanna Alves (Campus Lajes), e com apresentações dos professores Márcio Azevedo, Márcio Maia (Campus Canguaretama), Sandra Alves (Campus Ipanguaçu) e Erika Vásquez Salazar (Centro de Investigación y Docencia en Educación). Após as apresentações dos projetos, a professora Wigna Guerra (Campus Apodi), representando a Aseri, fez a leitura dos termos que constituem o Protocolo de Intenções.

Próximos passos

A ampliação das relações internacionais do IFRN busca expandir as possibilidades para a implementação do Programa Institucional de Mobilidade Internacional Discente, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026, por meio do projeto estratégico IFRN Internacional, gerido pela Aseri, em parceria com a Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae) e Pró-Reitorias. Além disso, servidores e estudantes da UNA poderão participar do Programa Português Língua Adicional em Rede (PLA), do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forinter/Conif), que, no âmbito do IFRN, tornou-se em uma oferta de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Português Brasileiro para Estrangeiros (Resolução 65/2021 – Consup/IFRN), na modalidade a distância, em funcionamento no Campus Natal – Zona Leste.

extensao