Parcerias internacionais

IFRN realiza webnários com instituições portuguesas

Eventos realizados nos dias 20 e 21 de julho apresentaram os acordos entre o IFRN e o Instituto Politécnico da Guarda e a Universidade de Lisboa

Publicada em 26/07/2021 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Encontros virtuais aconteceram nos dias 20 e 21 de julho.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) segue cumprindo a agenda do projeto Cooperação Internacional em Foco. O objetivo da ação é divulgar as parcerias firmadas com instituições estrangeiras, a fim de expandi-los e consolidá-los em várias frentes, como o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a qualificação de servidores.

Organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), em parceria com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRN), o evento teve seu quinto e sexto webnários, realizados nos dias 20 e 21 de julho, respectivamente.

Instituto Politécnico da Guarda

Na terça-feira, 20 de julho, a quinta edição do projeto foi voltada à apresentação da parceria entre o IFRN e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), de Portugal. A atividade contou com 67 participantes, entre discentes e servidores. Na oportunidade, os interlocutores expuseram o processo de dupla diplomação em andamento entre os cursos de Engenharia Civil de ambas as instituições. Também foram apresentadas das demais áreas do IPG, com as quais o IFRN pode estabelecer novas interlocuções.

Estiveram presentes, pelo IFRN, o professor do Campus Natal-Central, André Luiz Lopes Toledo, responsável pelo convênio entre o Instituto Federal e a instituição portuguesa, e o coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFRN, também docente do Campus Natal-Central, Gabriel Constantino de Lima; ambos mediaram o encontro. Estiveram também o assessor de Extensão e Relações Internacionais, Samuel de Carvalho Lima, a coordenadora da Propi/IFRN, Francinaide de Lima Nascimento, a professora do Campus Lajes, Luanna Melo Alves, entre outros servidores.

Pela instituição portuguesa marcaram presença o interlocutor e professor José Carlos Costa Almeida, e a representante do Gabinete de Mobilidade e Cooperação, Susana Pereira.

Universidade de Lisboa

No dia seguinte, 21 de julho, a sexta edição do projeto Cooperação Internacional em Foco apresentou o acordo entre o IFRN e a Universidade de Lisboa (ULisboa). O evento contou com a presença de 31 discentes e servidores do Instituto Federal.

Pelo IFRN, estiveram a interlocutora do convênio entre o Instituto Federal e a instituição portuguesa, professora Edseisy Silva Barbalho Tavares, as professoras Luanna Melo Alves, do Campus Lajes, e Girlene Moreira da Silva, do Campus Natal-Central, além de outros servidores. A interlocução do webnário ficou por conta dos convidados portugueses: o vice-presidente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) – ULisboa, professor Ricardo Garcia, e o professor do IGOT, Sérgio Claudino.

Durante o encontro, o professor português Ricardo Garcia apresentou os cursos ofertados pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território nas modalidades de licenciatura, mestrado e doutorado. O docente Sérgio Claudino destacou que a Universidade de Lisboa estabelece acordo com o IFRN há mais de 10 anos, quando o Instituto ainda se chamava Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN), e sinalizou a possibilidade de continuidade e ampliação da parceria entre as duas instituições.

Cooperação Internacional em Foco

No dia 2 de julho, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte deu início ao projeto Cooperação Internacional em Foco. Por meio dele, são realizados webnários, com a participação de representantes de instituições estrangeiras com as quais o IFRN mantém parcerias. Veja, abaixo, os quatro webnários que já foram realizados:

Dia do webnárioInstituição parceria
2 de julhoFaculdade de Educação da Universidade de Montpellier (França)
6 de julhoFaculdade de Ciências e Técnicas das Atividades Físicas e Desportivas (UFR Staps), da Universidade de Montpellier (França)
13 de julhoFaculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA)
15 de julhoUniversidade de Almería (Espanha)
extensao
servidores