Internacionalização

IFRN firma parceria com a Universidad Tecnológica do Uruguai

Assinatura de acordo representa o fortalecimento das relações interinstitucionais com a América Latina

Publicada em 27/05/2022 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Parceria também promoverá ações de intercâmbio de professores, estudantes e técnicos administrativos.

No dia 26 de maio de 2022, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) assinou o Protocolo de Intenções de cooperação mútua e ampla com a Universidad Tecnológica do Uruguai (Utec). O protocolo prevê o desenvolvimento de atividades acadêmicas, científicas e técnicas, além de promover ações de intercâmbio de professores, estudantes e técnicos administrativos.

Relação entre o IFRN e a UTEC

O diálogo entre o IFRN e a UTEC sobre uma possível parceria iniciou em dezembro de 2021, a partir da iniciativa do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, o professor Avelino Neto. “Em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), ao discutirmos o tema sobre Escritório de Projetos com o IFSul, reconhecemos o potencial da Utec em iniciativas binacionais e convidamos a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) para uma reunião a esse respeito. Ficamos muito satisfeitos com o sucesso dessa iniciativa”, comenta Avelino. A partir desse momento, os procedimentos formais para a redação e a assinatura do Protocolo de Intenções foram realizados, no âmbito do IFRN, pela Aseri.

A Utec é uma instituição de educação superior pública representada por três conselheiros. Dessa forma, o Protocolo de Intenções foi assinado pelo reitor do IFRN, professor José Arnóbio, e pelos três conselheiros da Utec, Graciela Mato, Andrés Gil e Rodolfo Silveira. “Essa particularidade nos chamou atenção inicialmente. A gestão das parcerias internacionais tem trazido aprendizagens interculturais significativas”, avalia a assessora de Parcerias Internacionais, professora Girlene, que atua em colaboração técnica com a Aseri. O assessor de Extensão e Relações Internacionais, professor Samuel Lima, também comentou sobre essa nova parceria com a América Latina: “Temos dialogado intensamente com a Utec sobre as oportunidades de intercâmbios para nossos estudantes. Já reconhecemos interesses em comum e devemos partir para a concretização de ações previstas no Protocolo muito em breve”, disse.

Próximos passos

Por meio do trabalho das relações internacionais das duas instituições, concluiu-se um trabalho preliminar de matching de cursos que podem ser contemplados em ações de mobilidade internacional de estudantes, trabalho que tem sido divulgado junto às Coordenações de Curso e Diretorias Acadêmicas dos campi das duas instituições. “Estamos concluindo a elaboração de um edital de mobilidade internacional para estudantes do IFRN, por meio de comissão constituída para esse fim, e a parceria com a Utec chega em boa hora para ampliarmos as oportunidades”, afirmou o assessor de Mobilidade Internacional, professor Bruno Lima, que se encontra em exercício na Reitoria, atuando na Aseri. A ampliação das relações internacionais do IFRN busca expandir as possibilidades para a implementação do Programa Institucional de Mobilidade Internacional Discente, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026, por meio do projeto estratégico IFRN Internacional. Em junho, a Aseri realizará uma visita técnica à Utec com o objetivo de disseminar os programas institucionais e desenvolver ações relativas à parceria.

extensao
pesquisa