INTERNACIONALIZAÇÃO

IFRN e Universidade Tecnológica do Uruguai dialogam sobre parcerias

Uma das discussões abordadas na reunião foi a celebração de acordos de dupla-diplomação e outras iniciativas binacionais.

Publicada em 28/12/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Reunião aconteceu no dia 20 de dezembro.

Representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) reuniram-se para discutir possíveis parcerias. A reunião aconteceu no dia 20 de dezembro, e foi realizada a partir de uma iniciativa das Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN) e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes/IFRN), por ocasião da visita técnica a instituições federais de ensino do Rio Grande do Sul no mês de novembro.

Pelo instituto, a reunião foi conduzida professora Girlene Moreira da Silva, professora de língua espanhola e assessora de parcerias internacionais na Assessoria de Extensão e Relações Internacioniais (Aseri/IFRN); e pela UTEC, esteve presente o professor Matías López, diretor de Relações Internacionais. Sobre a temática, o professor Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, afirmou: “Por meio das parcerias já estabelecidas na Rede, sobretudo com o IFSul, conhecemos a expertise da UTEC na celebração de acordos de dupla-diplomação e em outras iniciativas binacionais”.

Encaminhamentos

Como encaminhamentos, sugeriu-se o início da redação do protocolo de intenções, a fim de começar os procedimentos formais para o convênio. Além disso, uma reunião mais ampla deverá acontecer no início de 2022, com coordenadores de cursos ofertados por ambas instituições para discussão sobre possibilidades de dupla-diplomação, que já é uma rotina comum para a UTEC com outras instituições brasileiras. "Uma cooperação entre a UTEC e o IFRN será uma boa oportunidade para a realização de intercâmbios de alunos, professores, pesquisadores, bem como a articulação de projetos de dupla diplomação”, afirmou Matías López.

Ao comentar a expectativa em relação a essa aproximação, a professora Girlene ressalta que “essa aproximação com a UTEC surge em um excelente momento, pois estamos caminhando para o amadurecimento de oportunidades de internacionalização dos nossos currículos de graduação e pós-graduação”.

De acordo com os professores, espera-se que, futuramente, o fomento à mobilidade estudantil seja possível, assim como o desenvolvimento de pesquisas, eventos e produções conjuntas, com o envolvimento de estudantes de ambas instituições. Além das reuniões remotas, uma visita técnica do IFRN à UTEC está agendada para junho de 2022, com o objetivo de disseminar os programas institucionais e desenvolver as ações relativas ao protocolo de intenções.

pesquisa