Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Professores do IFRN promovem debates online sobre pandemia

Com participação de pesquisadores de todo país, conversas se baseiam no viés das ciências humanas

Publicada em 02/04/2020 Atualizada há 12 meses

projeto tem programação do dia 6 a 20 de abril

A pandemia de Covid-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, vem gerado debates e pesquisas científicas em todo o mundo. No IFRN não é diferente. Através do Laboratório de Humanidades, professores do Campus Canguaretama lançaram o projeto "Observar a pandemia, recriar a (r)esistência. Através da página no Instagram @obdiversidade_ifrn, Avelino Neto, Flávio Ferreira, Márcio Maia e Bruno Balbino vão coordenar e transmitir ao vivo debates com pesquisadores de todos o país. As conversas acontecem de 6 a 20 de abril, nas segundas e quartas-feiras, sempre às 20h.

De acordo com o grupo, o objetivo é promover um espaço de diálogo formativo sobre temas contemporâneos no campo das ciências humanas. Os focos dos debates são as crises globais como o período de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. A ação é vinculada ao Núcleo de Arte (Nuarte) e ao Observatório da Diversidade do Campus do IFRN e vai levantar questionamentos sociais como: quais podem ser os efeitos do distanciamento social? Como lidar eles? Esse isolamento pode ser capaz de produzir um processo de desumanização dos sujeitos? Vivemos um reordenamento civilizatório? Qual a importância das ciências humanas neste cenário? 

“O projeto busca alcançar os estudantes do IFRN, motivando a reflexão acerca desse momento histórico e as implicações sociais, culturais e políticas que nele estão inscritas”, disse o professor de Sociologia Flávio Ferreira, um dos idealizadores do projeto.

Como participar

Toda comunidade poderá acompanhar os debates promovidos pelo projeto. Para participar, basta acessar o perfil do Observatório no Instagram @obdiversidade_ifrn e acompanhar a programação.

Programação

A programação do evento incia 6 de abril -segunda-feira- e ocorrerá sempre nas segundas e quartas-feiras das 20h às 21h até o dia 20 de abril. Confira a agenda das sessões:


Tema 01: Pandemia, relações sociais e antropologia

06/04 – Flávio Ferreira entrevista Andressa Morais (antropóloga).


Tema 02: Quando o Brasil se tornou um imenso hospital

08/04 – Avelino Neto entrevista Azemar Soares (historiador).


Tema 03: Viroses que assolaram o Brasil: reflexões sobre a gripe espanhola e o COVID-19

13/04 - Bruno Balbino entrevista Elizeu Antunes (biólogo).


 Tema 04: Dançar (n)a doença

15/04 - Avelino Neto entrevista Ana Cláudia Viana (bailarina).


Tema 05: Pandemia, Segurança Pública e Estado de Direito

20/04 - Márcio Monteiro entrevista Adson Maia (delegado)



Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas