Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

internacionalização

IFRN e Universidade Tecnológica do Uruguai debatem intercâmbios e projetos interinstitucionais

Processo para a assinatura do Protocolo de Intenções está em andamento

Publicada em 21/02/2022 Atualizada há 1 ano

Pesquisas, eventos e produções técnicas conjuntas farão parte do convênio

Na manhã da sexta-feira, 18 de fevereiro, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec) reuniram-se para discutir oportunidades de mobilidade internacional. Pelo IFRN, conduziu a reunião o professor Samuel Lima, assessor de Extensão e de Relações Internacionais (Aseri/IFRN), com a participação da professora Girlene Moreira, assessora de parcerias internacionais na Aseri e de Rafael Passos, representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do Instituto. Pela Utec, esteve presente Matías López, diretor de Relações Internacionais da instituição uruguaia.

O diálogo entre as duas instituições ocorre desde o final de 2021 e, atualmente, o processo para a assinatura do Protocolo de Intenções encontra-se em trâmite. Na ocasião, foram apresentadas propostas para futuro intercâmbio de docentes-investigadores e estudantes entre as instituições. De acordo com Samuel, “pensamos em começar com um projeto piloto de mobilidade internacional estudantil ainda em 2022. Em paralelo, estudaremos possibilidades de dupla-diplomação e ações binacionais”. Segundo Rafael, em breve haverá possibilidades de desenvolvimento de pesquisas, eventos e produções técnicas conjuntas, com o envolvimento de professores e alunos de ambas as instituições. Ao comentar sobre esse possível novo acordo, a professora Girlene ressaltou que “o convênio com a Utec atende nossa política de gestão de aproximação com os países da América Latina e amadurecimento de oportunidades de mobilidades internacionais e de internacionalização dos nossos currículos”.

Encaminhamentos

Como encaminhamentos, sugeriu-se o envio de um portfólio de pesquisa do IFRN à universidade do Uruguai, além do mapeamento de cursos equivalentes entre as instituições. Reuniões remotas seguem sendo marcadas e uma visita técnica das Relações Internacionais do IFRN à Utec está agendada para junho de 2022, com o objetivo de disseminar os programas institucionais e desenvolver as ações relativas ao acordo internacional.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas