Internacionalização em foco

IFRN e Universidade Nacional de Costa Rica discutem parceria

Publicada em 10/12/2021 Atualizada há 1 ano

Nova reunião, com o objetivo de construir o Plano de Trabalho da parceria, será realizada em 2022.

Na tarde desta sexta-feira, 10 de dezembro, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade Nacional de Costa Rica (Una) reuniram-se para discutir uma possível parceria. Esta pode ser a primeira cooperação internacional entre o Instituto e uma instituição da América Central.

Pelo IFRN, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino de Lima Neto; o assessor de Extensão e de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex), Samuel Lima; a assessora de Parcerias Internacionais na Aseri, Girlene Moreira; e Márcio Azevedo, docente que efetuou o contato inicial com a Una. Representando a instituição costa-riquenha, estiveram o docente da Faculdade de Teologia, José Mario Mendes; a decana e a vice-decana da Faculdade de Educação, Érika Vasquez Salazar e Sandra Ovares Barquero, respectivamente.

Próximos passos

Como encaminhamentos, sugeriu-se o início da redação do protocolo de intenções, a fim de dar início aos procedimentos formais para o convênio. A seguir, em meados de fevereiro de 2022, pretende-se realizar um seminário de integração, semelhante ao I Encuentro Colombo-Brasilero de Enseñanza de las Ciencias y Tecnologías (Jornada 1), realizado em novembro deste ano.

“O objetivo é aproximar servidores e estudantes com interesse nas temáticas compartilhadas, atualmente, pelas duas instituições”, disse o assessor Samuel Lima, referindo-se à Educação Rural/Campesina, Indígena e Diversidade”. A atividade contará com docentes e estudantes do Centro de Investigación y Docencia en Educación (Cide), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (Ppgep), do Campus Natal-Central, e do Mestrado em Ensino (Posensino), do Campus Mossoró. A ação será coordenada pelos professores Márcio Azevedo (IFRN) e Erika Salazar (Una), mobilizando coordenadores dos programas de pós-graduação, licenciaturas e graduações.

Ao comentar a expectativa em relação a essa aproximação, o professor Márcio afirmou que: “Esperamos fomentar a mobilidade estudantil voltada às licenciaturas, assim como pesquisas, eventos e produções conjuntas, com o envolvimento de estudantes das Licenciaturas em Espanhol e em Educação do Campo, mas, também, do Tecnólogo em Agroecologia, por exemplo”. Érika Salazar, por sua vez, complementou: “Será importante que nossos gestores realizem visitas técnicas no próximo ano, a fim de fortalecermos os laços institucionais”.

Em março de 2022 será realizada uma nova reunião com a equipe a ser efetivamente engajada nas atividades do acordo, com o objetivo de construir o Plano de Trabalho.

extensao