Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN e universidade equatoriana firmam parceria

Cooperação com a Universidad Estatal Península de Santa Elena prevê ações de intercâmbio de servidores e estudantes

Publicada em 24/03/2022 Atualizada há 1 ano

Acordo foi assinado na última quarta-feira (23).

No dia 23 de março de 2022, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) assinou o Protocolo de Intenções de cooperação mútua e ampla com a Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), do Equador. O protocolo prevê a realização de ações de mútuo interesse para desenvolver e aprofundar atividades acadêmicas, científicas e técnicas, de intercâmbio e de atividades voltadas à Pesquisa, ao Ensino, à Extensão e à gestão universitária.

Os diálogos entre os servidores do Instituto Federal e da UPSE sobre a possibilidade de uma parceria internacional entre as instituições teve início em 9 de fevereiro de 2022, quando se pautou o desenvolvimento de um projeto tele-colaborativo entre as instituições.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, professor Avelino Lima Neto, avalia que, com essa nova parceria, “ampliamos as oportunidades de desenvolvimento de projetos de Pesquisa no âmbito da cooperação internacional com a América Latina”, ação que tem colaborado positivamente para o cumprimento das metas previstas para o desenvolvimento institucional.

A assessora de Parcerias Internacionais da Assessoria de Relações Internacionais (Aseri) da Reitoria do IFRN, Girlene Moreira da Silva, comenta que “os trâmites dessa parceria ocorreram de forma muito ágil”. A servidora atribui a agilidade, sobretudo, à utilização de minuta padronizada do IFRN já aprovada pela Procuradoria Jurídica.

Parceria com a América Latina

Cumprindo com o Plano de Desenvolvimento Institucional, o IFRN tem ampliado acordos internacionais com a América latina, favorecendo um maior diálogo com o Sul Global. Exemplos disso são as discussões sobre parceria com a Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) e o acordo assinado, em fevereiro deste ano, com a Universidade Pedagógica Nacional (UPN), localizada em Bogotá, na Colômbia.

Próximos passos

Como conta o assessor de Relações Internacionais da Reitoria do IFRN, Samuel Lima, a Universidad Estatal Península de Santa Elena poderá constar no rol das Instituições Parcerias para as quais o IFRN oferta o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Português Brasileiro para Estrangeiros. O curso ocorre na modalidade Educação à Distância e é vinculado ao Projeto Nacional PLA em Rede do Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

“O edital que rege o processo seletivo simplificado de seleção de novos estudantes para o curso será publicado em breve, de modo que os estudantes e os servidores docentes e técnicos administrativos da UPSE poderão se tornar alunos do IFRN”, afirmou o assessor, que também atua como coordenador do curso no âmbito do IFRN.

Palavras-chave:
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas