Internacionalização

IFRN e Universidade Católica de Moçambique firmaram acordo de cooperação internacional

Equipe gestora do Instituto concluiu a programação da Missão Internacional África 2023

Publicada por Max Praxedes em 01/12/2023 Atualizada há 7 meses

Representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizaram, em novembro, uma missão internacional com reuniões administrativas e acadêmicas, com o objetivo de firmar acordos de cooperações internacionais.

Após concluir a visita à Universidade do Cabo Ocidental (University of Western Cape - UWC), na Cidade do Cabo, África do Sul, os representantes do IFRN seguiram para Maputo, Moçambique, onde realizaram reuniões com o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (Seje), a Embaixada do Brasil em Maputo e a Secretaria de Estado do Ensino Técnico e Profissional (SEETP).

A equipe do IFRN foi composta pelo reitor, professor José Arnóbio; o assessor de Extensão e Relações Internacionais, Samuel Lima; o assessor de Mobilidade Internacional, Bruno Lima; o diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, Tarso Casadei; e o coordenador de Sistemas da Informação, Lucas Pereira. Também integrou a equipe a chefe do Departamento de Relações Internacionais do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), professora Carol Bello e o ex-Reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC) e coordenador das atividades do projeto binacional "Caminhos do Algodão".

Ampliação de parcerias no continente africano

Na oportunidade, foi assinado o acordo de cooperação internacional com a Universidade Católica de Moçambique (UCM). O início das tratativas para a assinatura do acordo, que acompanha um plano de trabalho detalhado de atividades, iniciou em maio de 2021, refletindo a política de gestão das relações internacionais para a parceria Sul-Sul. Posteriormente, outras atividades foram realizadas para que, em 29 de novembro deste ano, fosse realizada oficialmente a cerimônia de assinatura do acordo entre as duas instituições na sede da UCM, em Maputo.

"A assinatura do acordo de cooperação internacional com a UCM representa um momento significativo e emocionante para nossa instituição. Além de fortalecer os laços entre nossos países, esse acordo traz consigo a transformação social por meio da educação, do intercâmbio científico, tecnológico e da ação social. É fundamental que, nessa parceria, busquemos identificar as similaridades que existem entre nossas instituições, mesmo diante das diferenças culturais e contextos distintos. Ao fazermos isso, estaremos trilhando um caminho em direção ao bem comum, onde poderemos compartilhar conhecimentos, experiências e recursos para impulsionar o desenvolvimento acadêmico e social de ambos os países", disse o reitor, professor José Arnóbio.

Missão Internacional África (2023)

Suap sem fronteiras

"Suap sem fronteiras" é o nome dado à colaboração entre a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGTI) do IFRN e o projeto binacional "Caminhos do Algodão", que incluiu a ministração de um minicurso sobre as potencialidades do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) por Tarso Latorraca e Lucas Pereira, direcionado a servidores e gestores do IFPELAC.

"Estamos muito felizes e orgulhosos por estarmos ampliando o alcance do Suap para além mar. A partir deste minicurso, realizamos um estudo sobre as possibilidades e os desafios de implementação do sistema no IFPELAC. Nosso sistema, criado no IFRN, agora ganha reconhecimento internacional", comentou Tarso Latorraca.

Missão Internacional África (2023)

Internacionalização
Acordo