Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Inovação

IFRN e Polícia Militar discutem uso do Suap na modernização da gestão policial

Reunião ocorreu dia 11 de fevereiro, presencialmente, na Sala de Atos da Reitoria

Publicada por Renan Gabriel em 14/02/2025 Atualizada em 14 de Fevereiro de 2025 às 09:35

Nesta terça-feira (11/2), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu representantes da Polícia Militar do RN (PM/RN) para uma reunião que discutiu a possível cessão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) para a corporação. O encontro ocorreu, presencialmente, na Sala de Atos da Reitoria e contou com a presença de integrantes da gestão do Instituto e oficiais da PM/RN. O objetivo da reunião foi apresentar o sistema e debater como a ferramenta pode contribuir para a modernização e otimização dos processos administrativos da instituição militar.

IFRN e PM/RN
IFRN e PM/RN

Reunião

A reitora em exercício, professora Samira Delgado, abriu a reunião dando as boas-vindas aos representantes da PM/RN e contextualizando a utilização do Suap em instituições públicas de todo o Brasil, incluindo órgãos do Governo do Estado do RN. “O sistema, desenvolvido pelo IFRN, tem sido referência na gestão pública por sua eficiência e ampla aplicabilidade”, enfatizou Samira.

Na sequência, o professor João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica, ressaltou a importância da possível transferência do Suap para a PM/RN: “essa iniciativa representa um passo estratégico na difusão de inovações oriundas do IFRN para a área de segurança pública”, destacou. João enfatizou ainda que o Suap foi o primeiro software da instituição registrado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), consolidando sua relevância no contexto da tecnologia aplicada à administração pública.

O diretor de gestão em Tecnologia da Informação e Comunicação, Tarso Latorraca, apresentou um panorama histórico do Suap, detalhando os convênios já firmados com diversas instituições públicas e explicando a estrutura dos módulos e funcionalidades da plataforma. Além disso, fez uma exposição aprofundada sobre os módulos de gestão de projetos, desenvolvimento institucional e gestão de contratos, "Somente na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o governo brasileiro economizou R$ 125 milhões em ferramentas de administração pública com a cessão do Suap pelo IFRN para 30 institutos federais.”, afirmou Tarso.

Após as apresentações, o major Luiz Felipe enfatizou a importância do Suap e sua potencial aplicação dentro dos setores da PM/RN. Segundo ele, a ferramenta poderia ser um grande diferencial para modernizar e otimizar processos internos da corporação, promovendo maior eficiência administrativa e integração dos setores.

Como encaminhamento da reunião, ficou definido que a PM/RN realizará uma nova análise detalhada dos módulos do Suap para entender suas aplicações específicas às necessidades da corporação. Além disso, será agendada uma nova reunião entre as equipes do IFRN e da PM/RN para alinhar os próximos passos para uma possível cessão da tecnologia.

Sobre o Suap

O Suap é uma plataforma para gestão de informações acadêmicas e administrativas no âmbito das instituições de ensino e de outros tipos de órgãos. O Portal do Suap tem o objetivo de divulgar ao público o que é o sistema, apresentando quais as principais propostas dele, além de outras utilidades.

O Suap é um software utilizado por 79 instituições de todo o Brasil. Seus módulos e funcionalidades - desenvolvidos cuidadosamente - permitem que ações administrativas e acadêmicas sejam realizadas rotineiramente por diferentes perfis de usuários: alunos, servidores, gestores, prestadores de serviços, comunidade externa, fornecedores, pais de alunos, órgãos de controle e outros.

Palavras-chave:
IFRN Suap PM-RN

Notícias relacionadas