Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Apoio à Pesquisa

IFRN e Fapern discutem energias renováveis

Reunião tratou da viabilidade de colaborações em editais para bolsas

Publicada em 14/07/2021 Atualizada há 1 ano

Encaminhamentos incluíram possível fomento à internacionalização da pós-graduação do RN

No dia 13 de julho, representantes do IFRN reuniram-se com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) para discutir parcerias na área de Energias Renováveis. Pelo IFRN, participaram pesquisadores do Observatório das Energias Renováveis (Campus Natal-Central) e do Centro de Tecnologia de Energia Eólica (Campus João Câmara), além de membros das Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação (Propi) e de Desenvolvimento e Planejamento Institucional (Prodes). Pela Fapern, estiveram presentes o diretor, Gilton Sampaio, e assessores da fundação.

Após as apresentações feitas por Avelino de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, os professores Leonardo Vale - diretor do Centro Tecnológico (CT) Eólico - e Neilton Fidelis - coordenador do Observatório - expuseram os campos de atuação e possibilidades de cooperações entre o IFRN e a Fapern. Posteriormente, Gilton Sampaio salientou a viabilidade de colaborações em editais para bolsas e fomento à capacitação, com especial atenção à dimensão da territorialidade do estado. “A capilaridade do IFRN nos permite alcançar um grande número de municípios e de estudantes, maximizando os investimentos”, disse o diretor da Fapern.

Como encaminhamentos, ficou combinada uma reunião entre a gestão sistêmica do IFRN e os representantes do Observatório das Energias e do CT Eólico. O objetivo será delinear, com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), as propostas de parcerias. O encontro também será ocasião de traçar estratégias para um diálogo com o setor privado, através do suporte da Assessoria de Projetos Especiais da Propi.

Parcerias entre a Fapern e o IFRN

No dia 16 de junho, o IFRN e a FAPERN realizaram uma reunião inicial para vislumbrar colaborações. “O novo encontro já é fruto desse esforço que temos feito de aproximar a expertise dos pesquisadores de nossa instituição das necessidades científicas e econômicas do governo do estado”, frisou Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN.

Dentre as próximas ações, estão previstas colaborações no sentido de fomentar a internacionalização da pós-graduação stricto sensu no Rio Grande do Norte, a partir de oportunidades apresentadas em webinário promovido pelo IFRN em maio “Temos feito contato com a Euraxess América Latina & Caribe para fortalecermos as parcerias entre as Instituições de Ensino Superior públicas do estado e a FAPERN no que diz respeito à captação de recursos estrangeiros para a internacionalização de nossos mestrados e doutorados”, salientou o professor Avelino de Lima Neto.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas