IFRN & Fapern
IFRN firma parceria com Fundação de Apoio à Pesquisa do RN
Cooperação entre Instituto e Fundação resultará em novos editais e criação de portfólio on-line
Publicada em 16/06/2021 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Na última terça-feira, 15 de junho, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) realizaram uma reunião na sede da Fapern, no Centro Administrativo do Governo do RN.
Pelo IFRN, participaram a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antônia Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino de Lima Neto; o diretor de Inovação Tecnológica, professor João Teixeira; e o assessor de Projetos Especiais e pesquisador, professor Moisés Souto. Pela Fapern, estiveram presentes o presidente da Fundação, professor Gilton Sampaio; a assessora técnica, professora Lílian Rodrigues; e o coordenador de avaliação e acompanhamento de projetos, professor Sueilton Braz.
O professor Moisés Souto realizou uma apresentação, destacando as potencialidades e atuais demandas em Pesquisa e Inovação de cada Campus do Instituto. Em seguida, apresentou o portfólio dos laboratórios e projetos de Pesquisa do Instituto Federal. Na oportunidade, o professor João Teixeira deu ênfase ao trabalho das incubadoras tecnológicas e hotéis de projeto como forma de incentivo à prática do empreendedorismo inovador: “Temos, atualmente, nove incubadoras tecnológicas no IFRN, e mais três campi que estão se estruturando para criar novas incubadoras”, destacou o diretor de Inovação Tecnológica.
Também foram apresentados os trabalhos realizados no Centro de Referência de Tecnologia Mineral do IFRN. “Atualmente, o CT Mineral trabalha com dois projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com as minas localizadas nos municípios de Parelhas e Brejuí. O Centro oferece um leque de prestação de serviços tecnológicos que atendem às demandas do setor de mineração”, frisou João Teixeira.
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino de Lima Neto, apresentou as demandas dos programas de pós-graduação e ressaltou a necessidade de aproximar as pesquisas desenvolvidas nos programas às demandas dos setores industriais, com o objetivo de gerar Pesquisa o Desenvolvimento.
Gilton Sampaio, presidente da Fapern, delineou as principais ações da Fundação desde 2019 e enfatizou a importância da capilaridade do IFRN no impulsionamento à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nos territórios estaduais. A apresentação realizada pela equipe do IFRN destacou o cenário da Pesquisa e da Inovação a partir de algumas dimensões centrais: incubadoras tecnológicas; unidades produtivas de Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu, Macau e Pau dos Ferros; o Centro de Referência Mineral (CT Mineral); os laboratórios de Pesquisa da Instituição; e os projetos de Pesquisa em Tecnologia da Informação.
Frutos da parceria
Como encaminhamentos, apontou-se a necessidade de criar um canal de comunicação direta com os cursos dos campi do IFRN, a fim de difundir oportunidades de estágios e bolsas para estudantes. Além disso, o Instituto Federal e a Fundação de Apoio à Pesquisa trabalharão em conjunto na concepção de dois editais: um voltado para registros de patentes e outro direcionado ao fomento de Inovação Tecnológica no campo das Artes, Cultura e Lazer. Através da parceria, IFRN e Fapern produzirão um portfólio on-line de patentes e Inovação Tecnológica, com o objetivo de fortalecer ações inovadoras e fomentar os ecossistemas locais.
- Palavras-chave:
- pesquisa