Servidores

IFRN divulga edital para pós-doutoramento de servidores em Instituições estrangeiras

As vagas são para a Universidades de Coimbra (Portugal), de Lisboa (Portugal) e de Montpellier (França)

Publicada em 20/07/2021 Atualizada há 1 ano

Inscrições devem ser feitas até o dia 10 de agosto

No dia 19 de julho, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), divulgou o Edital n.º 17/2021 - Codepe/DIGPE/RE/IFRN, cujo objetivo é selecionar servidores a serem apoiados financeiramente para cursar pós-doutorado em três instituições estrangeiras conveniadas ao IFRN: as Universidades de Coimbra (Portugal), de Lisboa (Portugal) e de Montpellier (França). Até 10 de agosto de 2021, a servidora ou servidor interessada deverá fazer sua inscrição via Módulo de Pesquisa no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Avelino de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propi), disse que, considerando ser o estágio pós-doutoral uma qualificação que se caracteriza por ser uma pesquisa, a seleção será feita aos moldes dos editais da Propi: submissão de projeto de pesquisa e análise da produção acadêmico-científica. "Já a avaliação dos projetos será feita exclusivamente pelos possíveis supervisores no exterior. Investir na capacitação dos pesquisadores por meio de pós-doutorado nas instituições conveniadas traduz o esforço institucional para qualificar, criar redes de investigadores e internacionalizar ao mesmo tempo”, complementou o pró-reitor.

Ação sistêmica

A ação é realizada com recursos da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digpe) e conta com a participação da Propi e da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) na concepção do edital. Para Lorena Faustino, diretora de Gestão de Pessoas em exercício, “a gestão coletiva desse recurso visa otimizar os investimentos do IFRN no sentido de atingir diversos indicadores e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”. Segundo Samuel Lima, assessor de Relações Internacionais, “com essa ação temos a possibilidade de contribuir para a consecução de quatro projetos estratégicos do PDI, concernentes tanto à qualificação de servidores quanto à internacionalização e à Pesquisa” explicou.

Atividade

Data ou prazo

Submissão

De 20/07/2021 a 10/08/2021