Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Agricultura Familiar

IFRN se reúne com Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca

Encontro destacou novos temas no campo de desenvolvimento tecnológico

Publicada em 14/01/2022 Atualizada há 1 ano

Representantes elencaram o fortalecimento das ações de capacitação e treinamento

Representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape/RN) e Consultoria Fácil realizaram uma reunião na última segunda-feira (10) para discutir parcerias. Pelo IFRN, participaram o diretor-geral do Campus Ipanguaçu, Geraldo Bezerra, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Lima Neto, a pró-reitora de Extensão do IFRN, Denise Momo, e Moisés Souto, docente do Campus Natal-Central e assessor de Projetos Especiais na Reitoria. Representando a Sape/RN, o subsecretário de Pesca do Rio Grande do Norte, David Souza. Também participaram Gustavo Fonseca, pela Fácil Consultoria, e Leonardo Tinôco, pela Associação de Produtores de Orgânicos.

Na ocasião, foram abordados temas que abrangeram desde a continuidade de investigações para desenvolvimento de uma ferramenta que tem por objetivo rastrear a produção da agricultura familiar e da pesca artesanal, bem como o fortalecimento das ações de capacitação e treinamento para agricultores, pescadores e produtores de orgânicos no estado. Segundo Denise Momo, com a criação da ferramenta tecnológica que permite a rastreabilidade, “será possível agregar valor e geração de renda ao público atendido”. Ainda sobre esse contexto, a pró-reitora complementou que a ação seguinte será a capacitação dos produtores. Já Geraldo Bezerra acredita que “a parceria com a Sape pode contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado no Estado, focado na pesca artesanal e familiar, além da possibilidade do incremento da rastreabilidade, segurança alimentar e qualidade dos produtos comercializados”.

Histórico de parcerias

O IFRN já possui uma parceria de desenvolvimento tecnológico em curso com o governo do RN, especificamente com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap/RN), mobilizada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFRN. Segundo Moisés Souto, “a parceria com a Sape será uma nova oportunidade de interlocução da instituição com as necessidades da sociedade e do governo estadual”.

Como encaminhamentos, frisou-se a necessidade de prospectar parcerias com a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), a fim de possibilitar a implementação de novos projetos de pesquisa e de extensão para atendimento das necessidades da administração pública.

Palavras-chave:
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas