Parcerias
IFRN consolida nova parceria com Arquidiocese de Natal
Encontro reuniu principais representantes para finalizar a minuta
Publicada por Ester Macedo em 30/10/2024 ― Atualizada há 2 semanas, 2 dias
Nesta terça-feira, 29, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) se reuniu com representantes da Arquidiocese de Natal para finalizar a minuta que consolida a parceria entre as instituições. “A minuta visa empregar esforços para o desenvolvimento de programas, projetos e ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação nas áreas da cultura, meio ambiente, arte, patrimônio histórico e solidariedade e justiça sociais de interesse mútuo”, disse Avelino Neto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.
Segundo o texto do documento, as partes acordam oferecer, em regime de colaboração mútua, todas as facilidades para a execução de projetos, de modo a, no limite de suas possibilidades, não faltarem recursos humanos, materiais e instalações.
Objetivos e possibilidades
Para o reitor, professor José Arnóbio, essa parceria é fundamental: “entendemos a necessidade do IFRN para ter essa aproximação com todos os atores da sociedade, e a Arquidiocese é um desses atores. O objetivo desses contatos é mostrar à sociedade eclesiástica do Rio Grande do Norte o que é a academia pode levar de positivo para a comunidade religiosa”, disse. Arnóbio ainda explicou que durante a reunião já foram apontadas algumas ações importantes como a formação continuada e o uso das dependências da instituição para oferta de cursos.
Também o padre Matias Soares - coordenador arquidiocesano da Pastoral Universitária - contribuiu com uma visão sobre a nova parceria: “A igreja na América Latina, especialmente no Brasil, sempre teve uma ligação entre as possibilidades culturais, patrocínios humanos, intelectuais que historicamente sempre foram elementos que fortaleceram o ambiente de civilização, de educação do país. A igreja quer se colocar como uma parceira, como aquela que pode contribuir com o bem da sociedade, não só com o dado religioso, mas também com o dado de promoção humana de uma cultura de desenvolvimento de todas as pessoas que estão ligadas a essas instituições, seja o IFRN, seja a igreja católica”, declarou.
Representantes
Por parte do IFRN, estiveram presentes na reunião, além dos professores José Arnóbio e Avelino Neto, o professor Eduardo Bráulio, da disciplina Informática do Campus Natal-Central. Por parte da Arquidiocese, além do Pe. Matias, estavam o Monsenhor Robério Camilo da Silva, responsável arquidiocesano das Instituições Sociais, e o coordenador de Patrimônio e integrante da Assessoria Jurídica, Vital Bezerra.
- Palavras-chave:
- IFRN Parceria Arquidiocese