Pesquisa e inovação

IFRN participa de lançamento de Plano de Desenvolvimento de Pós-Graduação

Dois programas do Instituto serão beneficiados com recursos

Publicada em 13/08/2021 Atualizada há 1 ano

Encontro ocorreu no dia 11 de agosto, Dia do estudante

O Governo do Rio Grande do Norte iniciou nesta quarta-feira (11), Dia do Estudante, o Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação do RN. Representando o IFRN, participaram da reunião o reitor José Arnóbio e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPGUSRN/IFRN), Sheila Varela Lucena. Executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do RN (Fapern), o plano é desenvolvido em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem o  com intuito de fortalecer e ampliar a formação de recursos humanos em áreas estratégicas e fomentar ações da ciência, tecnologia e inovação.

A coordenadora do PPGUSRN/IFRN, Sheila Varela, explica que a reunião se deu para que fosse assinado o Termo de Outorga para os projetos contemplados pela Fapern. “O Programa de Uso Sustentável de Recursos Naturais foi selecionado para ter duas bolsas de mestrado durante 24 meses, que representa o valor aproximadamente de 48 mil reais para ser usado com custeio. O programa de mestrado já vem atuando no estado desde 2015, sempre articulando ciência, técnica, prática, mas acima dialogando com a sociedade, buscando um ensino de excelência, tendo como objetivo caracterizar os museais de água do Estado e esses dados geraram estratégias para o uso dos recursos hídricos de forma sustentável" ,disse.

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, parabenizou o trabalho feito pela Fapern, pois acredita na necessidade da Ciência. “As instituições públicas federais de educação vêm sofrendo grandes cortes orçamentários, por isso o investimento na Ciência, Pesquisa, Ensino e Inovação é fundamental para fazer com que um Estado tão rico e tão pobre ao mesmo tempo, como é o Rio Grande do Norte, possa promover educação de qualidade e a oportunidade de sonhar”, destacou.

Prioridades e representações

Para a execução do Plano, foram eleitas como áreas prioritárias: Desenvolvimento do semiárido e o Desenvolvimento científico do RN, sendo este com foco na Educação Científica, Energias Renováveis, Covid-19 e outros agravos da saúde. A definição dessas áreas foi realizada pela Fapern em conjunto com o IFRN, a UERN, UFERSA e UFRN. A ação tem por objetivo fortalecer e ampliar a formação de recursos humanos em áreas estratégicas por meio de um apoio financeiro que totaliza mais de R$ 4 milhões para 28 Programas de Pós-Graduação do RN (PPGs), dentre os quais dois são do IFRN: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP); e Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPGUSRN).

A reunião contou com a participação dos representantes de Instituições contempladas, além do vice-governador Antenor Roberto, secretária adjunta da Educação, Márcia Gurgel; subsecretário estadual da Juventude, Gabriel Medeiros; diretora Científica e coordenadora geral do PDPG-FAPERN, Jucirema Ferreira; diretor administrativo-financeiro, Cyro Gurgel; analista de CT&I e assessor de Comunicação, José Ricardo da Silveira; secretário-geral, Arthur César Barbosa Nunes. A deputada Isolda Dantas, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa representou o parlamento estadual.