Processo seletivo
Exame de seleção 2026: solicitação de isenção da taxa de inscrição vai até 18 de setembro
É necessário preencher um formulário de requerimento de isenção, disponível na área do candidato
Publicada por Max Praxedes em 17/09/2025 ― Atualizada em 17 de Setembro de 2025 às 10:09
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), abriu inscrições para o processo seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, com ingresso em 2026. Ao todo, são 3.756 vagas distribuídas entre os 21 campi da instituição.
O processo seletivo será realizado através da aplicação de três provas: língua portuguesa (20 questões de múltipla escolha); matemática (também com 20 questões de múltipla escolha); e uma produção textual escrita.
Inscrições
As pessoas interessadas deverão se inscrever exclusivamente online, através da Área do Candidato, disponível na página da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), que é responsável pela execução do processo seletivo. O prazo segue aberto até 6 de outubro de 2025.
Isenção da taxa de inscrição
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 50 (cinquenta reais), termina em 18 de setembro de 2025. O benefício pode ser solicitado por pessoas que atendam aos critérios do Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022. Para ter direito à isenção, é necessário comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal e integrar família de baixa renda, conforme previsto no decreto.
O pedido de isenção deve ser realizado exclusivamente pela Área do Candidato, mediante o preenchimento do formulário de Requerimento de Isenção e a obrigatória inserção do Número de Identificação Social (NIS), composto por 11 dígitos. O resultado preliminar e o resultado final da solicitação serão divulgados no mesmo ambiente virtual, a partir de 22 de setembro. Caso o benefício não seja concedido, a pessoa candidata deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até 7 de outubro, sob pena de eliminação do processo seletivo.
Principais dúvidas sobre a isenção
Para acessar as respostas, basta clicar diretamente nas perguntas listadas a seguir. Ao fazer isso, a resposta correspondente será exibida instantaneamente, facilitando a consulta às informações necessárias.
- O que é pedir isenção?
- Solicitar isenção é fazer um pedido diretamente no sistema de inscrições objetivando ser dispensado do pagamento da taxa de inscrição. De acordo com o Edital nº 48/2025-Proen/IFRN, o pedido de isenção pode ser feito até o dia 18 de setembro de 2025, e é restrito às pessoas candidatas que atendem, ao mesmo tempo, aos seguintes critérios: comprove inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022, por meio de indicação do Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo Cadastro Único; e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022.
- O que fazer quando o NIS não é do candidato? Meu NIS e da minha mãe é único.
- Obrigatoriamente o Número de Identificação Social – NIS deve ser da candidata ou candidato. Quem não tem seu próprio número do NIS deve procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município onde reside e realizar o cadastro.
- Quem fez o ProITEC será isento da inscrição no exame de seleção?
- Não. O Exame de Seleção 2026 não prevê que os estudantes do ProITEC sejam isentos automaticamente da taxa de inscrição. Esses estudantes, assim como os demais, devem solicitar a isenção da taxa até o dia 18 de setembro de 2025.
Acesse:
Orientações em libras
- Palavras-chave:
- Exame de seleção 2026 IFRN Isenção Cursos técnicos Processo seletivo