Exame de seleção 2025: abertas as inscrições

Prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição vai até 17 de setembro

Publicada por Max Silva em 05/09/2024 Atualizada há 6 dias, 7 horas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), abriu, nesta quinta-feira, dia 5, as inscrições do Exame de Seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Ao todo, são 3656 vagas, distribuídas entre os 21 campi do Instituto, com ingresso no primeiro semestre de 2025. As pessoas interessadas poderão concorrer tanto pela lista geral quanto pelas listas específicas de concorrência, conforme o sistema de cotas.

O processo seletivo será realizado através da aplicação de três provas: Língua Portuguesa (20 questões de múltipla escolha); Matemática (também com 20 questões de múltipla escolha) e uma Produção Textual escrita.

Inscrições

As pessoas interessadas deverão se inscrever exclusivamente online, através da Área do Candidato, disponível na página da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), que é responsável pela execução do processo seletivo. O período de inscrições para o Exame de Seleção terá início às 14h do dia 5 de setembro e permanecerá aberto até 1º de outubro de 2024.

Isenção da taxa de inscrição

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 50 (cinquenta reais), vai até 17 de setembro de 2024. Poderão solicitar isenção desde que cumpram os requisitos estabelecidos pelo Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022. Para obter o benefício, é necessário comprovar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda, conforme o decreto mencionado.

O procedimento para solicitar a isenção deve ser realizado por meio da Área do Candidato. Ao preencher o formulário de Requerimento de Isenção, o estudante deve, obrigatoriamente, informar o Número de Identificação Social (NIS), que possui 11 dígitos.

Os resultados preliminares e finais da solicitação de isenção serão divulgados também na Área do Candidato, a partir do dia 20 de setembro. Caso a isenção não seja concedida, a pessoa candidata terá que efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 2 de outubro, sob pena de eliminação do processo seletivo.

Orientações em libras

Acesse: