Natal-Zona Norte

Estudantes recebem Medalha Câmara Cascudo

Gabriel Medeiros e Allyson Borges se destacaram entre alunos da rede pública da capital

Publicada em 23/08/2017 Atualizada há 1 ano

Jovens foram premiados em sessão solene na Câmara dos Vereadores de Natal

Segunda-feira atípica. Este poderia ser o resumo da noite do último dia 21 para dois dos estudantes do Campus Natal-Zona Norte do IFRN. Gabriel Medeiros, concluinte do curso técnico em Informática para Internet, e Allyson Borges, ex-aluno do curso técnico em Eletrônica foram homenageados, pela Câmara Municipal de Natal, com a entrega da Medalha Câmara Cascudo, nesta data.

A honraria, concedida por meio do Decreto Legislativo nº 1354/2017, ainda contou com a participação de outros 11 estudantes, entre eles Everton Frutuoso, também ex-aluno do IFRN. A medalha visa reconhecer e valorizar os estudantes da rede pública de ensino que se destacam através de desempenho escolar, atividades esportivas, trabalhos voluntários, manifestações artísticas e culturais.

Projetos

Gabriel Medeiros, junto com o colega Matheus Santos, criou o SmartGás, aplicativo móvel para monitoramento de gás de cozinha, responsável por processar informações referentes ao botijão para controle do consumo doméstico e identificação de vazamentos, ajudando a prevenir acidentes. O projeto obteve diversos prêmios, entre os quais, o 1º lugar da categoria Resumos Expandidos na Computer on the Beach, mostra científica realizada em Florianópolis em 2016, e o 2º lugar na XVIIFeria Internacional de Ciencia y Tecnología (Cientec), que aconteceu, também no ano passado, em Lima, no Peru.

Já Allyson Borges declarou-se surpreso: "fiquei muito feliz por ganhar a medalha, que representa o reconhecimento aos meus trabalhos e projetos realizados no IFRN enquanto aluno", comentou. O estudante desenvolveu projetos com enfoque em sustentabilidade e produção de energia e contribuiu com o "EMA: Colheita, Manuseio e Comercialização", cuja relevância o credenciou para mais uma exposição internacional, dessa vez, a Genius Olympiad, em Nova Iorque (EUA), onde conquistou, em junho do ano passado, o primeiro lugar da categoria Engenharias.