Comenda

Ex-aluno do IFRN recebe Medalha Câmara Cascudo

Everton Frutuoso já tinha se destacado pela aprovação em primeiro lugar no curso de Medicina da UFRN

Publicada em 22/08/2017 Atualizada há 12 meses

Medalha Câmara Cascudo é comenda da Câmara Municipal do Natal

Em solenidade realizada ontem (21) na Câmara Municipal do Natal, Everton Frutuoso, ex-aluno do Campus Ipanguaçu, recebeu a Medalha Câmara Cascudo. A comenda, que foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 1354/2017, tem objetivo de reconhecer e valorizar alunos da rede pública de ensino que tenham se destacado pelo desempenho escolar, atividades esportivas, trabalhos voluntários ou manifestações artísticas e culturais.

Filho de um agricultor e de uma dona de casa, Everton morava em uma casa de taipa na comunidade de Luzeiro, a 215 quilômetros de Natal. Depois de cursar todo o ensino fundamental em escola pública, foi aprovado para o curso técnico integrado de informática do Campus Ipanguaçu, concluído com láurea.

“Não foi fácil fazer um curso de informática, quando sequer eu possuía um computador próprio. Por isso eu necessitava da estrutura da escola, onde passava boa parte do meu tempo, para poder fazer as atividades. E no Campus não adquiri só conhecimento, como também a convivência com pessoas”, declarou na época.

Em 2014, Everton foi aprovado em primeiro lugar nas cotas sociais para o curso de Medicina da UFRN. Sua história de superação foi contada em matéria produzida pelo IFRN em Pauta e teve grande repercussão nas redes sociais, sensibilizando vários internautas, chegando a ser veiculada na fan page oficial do ex-presidente Lula no Facebook.

Na ocasião da entrega da medalha, Everton destacou a sua história de superação e declarou que estava em êxtase com a homenagem. “Depois de enfrentar tantas dificuldades, contar com o carinho de amigos e familiares não tem preço. Receber essa medalha é uma honra. É uma prova viva de que a educação é uma ferramenta de transformação. Que outros jovens também encontrem nela uma forma de mudar suas histórias”, disse o ex-aluno.

Mérito

Aprovado em junho deste ano, o decreto nº 1354/2017 instituiu a Medalha Câmara Cascudo com o objetivo de reconhecimento e valorização dos estudantes da rede pública de Natal que se destacam ou se destacaram através de desempenho escolar, atividades esportivas, manifestações artísticas e/ou culturais ou em trabalho de voluntariado. Proposta pela vereadora Eleika Bezerra, a outorga da homenagem comemora o Dia do Estudante e é concedida em ato solene do Poder Legislativo Municipal.

IFRN em pauta - Da casa de taipa ao curso de medicina

Decreto Legislativo nº 1354/2017 - Institui a Medalha Câmara Cascudo de reconhecimento estudantil