Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Zona Norte

Estudantes conquistam primeiro lugar em feira regional de ciência e tecnologia

Jovens vibram também com credenciamento para mostra tecnológica nos Estados Unidos

Publicada em 24/09/2014 Atualizada há 1 ano

João Vitor, Beatriz e Larissa comemoram o primeiro lugar na FENECIT, em Recife/PE

Os alunos de Eletrônica João Victor Bezerra, Beatriz Paiva e Larissa Lima conquistaram, no último sábado (20), o primeiro lugar da categoria Engenharia, na 10ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), realizada em Recife/PE. 

O resultado credenciou o trio responsável pelo projeto de pesquisa "Corpo e Consciência Ambiental Mais Leves: Academia da Saúde como Forma de Geração de Energia" a participar da I-SWEEEP, que acontece em maio de 2015 no Texas, Estados Unidos. O trabalho é resultado da parceria do IFRN com a Universidade Petrobras através do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH).

O evento contou também com a participação dos alunos de Comércio Vitor Hugo Santos e Cynthia Oliveira, que expuseram o projeto de extensão "Metodologia Científica e Tecnológica e Participação em Mostras como Ferramentas para o Ensino: A Importância do Desenvolvimento da Pesquisa e da Extensão na Educação de Base". 

Na ocasião, os estudantes conseguiram se juntar à Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência – ABRITEC, e obtiveram cinco credenciais para a FENECIT 2015, que serão ofertadas como premiação na Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal  – MOCITECZN. A feira será realizada em novembro, no Campus.

 

PESQUISA: Corpo e Consciência Ambiental Mais Leves

Orientado pelos professores Marcus Vinicius Fernandes e Débora Carvalho (UFRN), o trabalho se propõe a promover a prática do exercício físico em equipamentos das chamadas 'academias ao ar livre' ou 'academias da terceira idade' e, ao mesmo tempo, gerar energia elétrica produzida através da execução dos movimentos dos usuários.

Na pesquisa, o grupo constatou que o excesso de insolação, durante o dia, reduzia o número de frequentadores nos espaços; já à noite, o principal problema era a falta de iluminação pública suficiente para garantir a segurança de quem se exercitava nos locais. Diante do quadro, os estudantes criaram um simulador de cavalgada, em menor escala, após perceber que o equipamento era um dos mais usados nas academias: "Realizamos alguns testes com o aparelho para introdução de dispositivos de geração de energia através de suas partes móveis para iluminar o ambiente de exercício. Fizemos isso por meio de artifícios semelhantes a alternadores [máquinas que transformam energia mecânica em energia elétrica]", explica Fernandes.

Segundo o professor, uma cobertura de placas fotovoltaicas também foi adicionada à estrutura do simulador para produzir mais energia e dar sombra aos usuários nos períodos diurnos, quando os locais costumam receber menos pessoas: "Para conexão desses dois sistemas foi necessária a construção de um sistema de conexão e retificação. Isso possibilitaria o uso das formas de energia obtidas no processo". O pesquisador afirma ainda que, após testes realizados, a iniciativa tem potencial para economizar energia através da geração de energia distribuída e melhorar a iluminação no entorno do ambiente onde é realizado o exercício.

 

EXTENSÃO: Metodologia Científica e Tecnológica e Participação em Mostras como Ferramentas para o Ensino

Sob orientação do professor Giovanninni Batista, o projeto visa incentivar o desenvolvimento de atividades educacionais por parte dos professores e destacar a importância das mostras científicas e tecnológicas para o fechamento do ciclo de aprendizagem científica. O trabalho envolve a realização de oficinais para professores e alunos de ensino médio de escolas da Zona Norte de Natal sobre o tema do estudo. 

De acordo com o professor, a ideia é que a orientação ministrada nas instituições de ensino, durante o período de execução da iniciativa, possa servir de base para a elaboração de trabalhos a serem apresentados na Mostra de Ciência e Tecnologia do Campus,que será realizada de 24 a 28 de novembro.


Conteúdo relacionado:

11/08/2014 - Pesquisa do Campus é premiada na Mostra Tecnológica do IFRN

11/08/2014 - Encerramento do X CONGIC premia os melhores trabalhos da Mostra Tecnológica

09/08/2014 - Noite cultural do X CONGIC movimenta a praça de eventos de Pau dos Ferros

08/08/2014 - Segundo dia do CONGIC 2014 é marcado por apresentações de trabalhos e projetos de alunos

06/05/2014 - Alunos representam o Brasil na maior feira para pré-universitários do mundo

18/03/2014 - Projetos do Campus concorrem a Prêmio Votação Popular na FEBRACE 

17/03/2014 - Alunos de Eletrônica apresentam projetos em feira de ciências da USP

21/11/2013 - IFRN em Pauta exibe reportagem com alunos premiados em feira tecnológica

29/10/2013 - Projetos do Câmpus são premiados em mostra tecnológica

09/10/2013 - Projetos finalistas de mostra tecnológica são destaque no IFRN em Pauta

12/09/2013 - Câmpus têm cinco projetos finalistas em feira tecnológica

18/07/2013 - Projetos do Câmpus são destaque no telejornal do Instituto

04/07/2013 - Câmpus participa do IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

26/05/2013 - Trabalho do Câmpus é premiado em mostra de ciência e tecnologia

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas