Em mobilidade internacional, estudantes do IFRN embarcam para Portugal

Os estudantes irão cursar um semestre letivo em Institutos Superiores Politécnicos

Publicada por Luciano Silva em 08/02/2024 Atualizada há 3 meses, 1 semana

Entre os dias 4 e 16 de fevereiro, seis estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) embarcam para Portugal, em Mobilidade Internacional Discente, para cursar um semestre letivo em Institutos Superiores Politécnicos.

A ação, fomentada pelo Edital nº 4/2023 da Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint/IFRN), busca ampliar a participação do IFRN no contexto internacional, por meio do estímulo à Mobilidade Internacional Acadêmica Discente, prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Os estudantes que irão realizar o intercâmbio em terras portuguesas são: Andressa Lima (Campus Parnamirim), Ana Heloíza Silva (Campus Natal-Central), David Carvalho (Campus Canguaretama), Janine Pereira (Campus Ipanguaçu), Luigi Lima (Campus Currais Novos) e Philipe França (Campus Natal-Zona Norte).

Philipe França foi o primeiro a embarcar para Portugal, no dia 4 de fevereiro, e está confiante para a nova experiência: "Como é tudo muito novo para mim, estou indo de mente aberta e tranquila para absorver o máximo de informações possíveis e conseguir aproveitar bastante".

Em-mobilidade-internacional,-estudantes-do-IFRN-embarcam-para-Portugal2

A estudante Andressa Lima embarcou na última terça-feira, 6 de fevereiro, e afirma: "É difícil pôr em palavras quais são nossas expectativas para essa experiência, uma vez que é a nossa primeira [mobilidade internacional]. Mas, sabemos que, com certeza, sairemos dela bem diferentes. Acho que o que eu mais espero é isso: que sejamos pessoas melhores, melhores profissionais; que possamos ter mais conhecimento sobre formas de ajudar a nossa comunidade a partir do conhecimento adquirido por meio da interação com essa nova cultura".

Ana Heloíza, que também embarcou na sexta-feira, acredita que o intercâmbio irá lhe agregar de forma profissional e pessoalmente. “Minha expectativa é de descobertas", declara. Luigi Lima também saiu em direção ao país europeu no dia 6 de fevereiro. "Estou ansioso e animado para conhecer a cultura portuguesa, entender melhor sobre suas tradições, pois isso irá somar muito à minha vida".

Em-mobilidade-internacional,-estudantes-do-IFRN-embarcam-para-Portugal1

A diretora sistêmica de Internacionalização do IFRN em exercício, professora Maraísa Alves, destaca a importância e o impacto que a Mobilidade Internacional Discente gera na vida dos estudantes, dos famílias e da comunidade: "Essa oportunidade propicia aos estudantes romper fronteiras, tanto acadêmicas quanto sociais, resultando em um impacto significativo na vida deles e de suas famílias. É um novo mundo que se abre para eles, a partir da vivência com outras culturas, com a diversidade e com a possibilidade de perceber outros olhares sobre a vida. Essa experiência contribuirá, de modo significativo, na formação de cidadãos globais críticos e conscientes do impacto de suas ações no mundo".