Editora IFRN
Editora IFRN realiza mais uma edição do Clube do Livro
Atividade contou com oficina, roda de conversa e mesa interativa
Publicada por Ester Macedo em 26/11/2024 ― Atualizada há 1 mês, 2 semanas
Entre os dias 18 e 22 de novembro ocorreu a 9ª Semana da Consciência Negra do Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Durante o evento, foi realizada mais uma edição do Clube do Livro, promovido pela Editora IFRN.
A atividade contou com uma roda de conversa no Laboratório de Línguas, onde participantes discutiram com a autora da obra “Por Trás da Lupa”, Jucely Silva, temas como produção criativa, contos de suspense e outros aspectos literários do livro.
No primeiro dia, a coordenadora da Editora IFRN, Professora Magda Diniz, participou da abertura da programação e ministrou, juntamente à autora Jucely Silva, a oficina de produção de contos. Já no segunda dia, Magda Diniz mediou a mesa interativa “Insubmissas vozes: a literatura negra de autoria feminina na contemporaneidade”, com participação das professoras Nádia Farias e Jucely Silva.
O Clube do Livro, uma iniciativa da Editora IFRN lançada em 2023, tem como principal objetivo promover e fortalecer a leitura na instituição, ao mesmo tempo em que reforça o papel da cultura literária dentro da comunidade estudantil. O projeto convida autores das obras publicadas pela editora para mediar discussões sobre seus livros, estimulando o debate e o incentivo à leitura nos campi do Instituto
“Por Trás da Lupa”
A obra publicada pela Editora IFRN selecionou contos policiais escritos por discentes das turmas de 2º ano dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Alimentos e Apicultura e de Informática, do IFRN, Campus Pau dos Ferros. A sequência didática que originou o livro incluiu estudos dirigidos de contos de diferentes autores, rodas de conversa, avaliação escrita, aulas expositivo-dialogadas com base em teóricos do gênero e na própria obra literária e crítica dos autores em estudo, adaptações das obras lidas para o audiovisual e oficinas de escrita em que estudantes assumiram a postura de detetive para desvendar mistérios. Partindo do jogo como um modo de construir narrativas completas e instigantes, não raro o acaso nos resultados das partidas e a modificação das regras gerou excelentes contos.
Acesse
- Palavras-chave:
- IFRN Editora IFRN Livro