Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Diretores-gerais dos campi são empossados
Gestão

Diretores-gerais dos campi são empossados

26/04/2016 - Evento aconteceu nesta segunda (25), na Unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta

Diretores-gerais dos campi são empossados

Na tarde desta segunda-feira (25), alunos, servidores e a comunidade da Zona Leste de Natal assistiram à solenidade de assinatura do termo de posse dos diretores-gerais dos campi IFRN. A cerimônia aconteceu na unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta. A unidade de ensino entrou em funcionamento na manhã do mesmo dia, quando houve o evento de abertura do prédio e das atividades acadêmicas. Os gestores empossados foram eleitos no dia 9 de dezembro de 2015 para o quadriênio 2016-2020. Eles foram empossados pelo reitor Wyllys Farkatt Tabosa, escolhido pela comunidade acadêmica no mesmo pleito e empossado no dia 20 de abril, no Ministério da Educação, em Brasília.

Fizeram parte da mesa de honra do evento o reitor Wyllys Farkatt, a pró-reitora de Extensão, Régia Lúcia Lopes; o professor Belchior de Oliveira Rocha, de quem Wyllys recebeu o cargo de reitor; o professor Agamenon Henrique de Carvalho Tavares; o Superintendente da Fundação de Apoio ao IFRN, Jairo José dos Santos; a presidente da Rede de Grêmios do IFRN (REGIF), Viviane Cristine Pereira Nunes; a professora Maria do Socorro Silva, representando o Sindicato dos Servidores do IFRN (Sinasefe), e, após empossado, Carlos Eduardo Campos Freire, diretor-geral do Campus Cidade Alta, anfitrião da solenidade. Houve também a presença de autoridades políticas e de representantes de outros órgãos.

Após a formação da mesa, o público apreciou a apresentação musical de dois artistas: o professor Roderick Fonseca dos Santos e o estudante Jorge Sales, integrante da Banda Sinfônica do Campus Natal-Central, onde Roderick leciona e Jorge faz o curso técnico de Mecânica. 

Logo em seguida, houve a assinatura dos termos de posse dos diretores-gerais. Foram empossados 20 dos 21 diretores de campi. No Campus Ceará-Mirim, as eleições acontecerão neste semestre e até lá assume a gestão o diretor pró-tempore José Álvaro de Paiva, que atuou no período de 2012 a 2016. 

Representando os gestores do período 2008-2016, a diretora-geral do Campus João Câmara, Sônia Cristina Ferreira Maia, que teve seu mandato renovado, falou da interiorização da educação federal como "momento em que foi dado um salto qualitativo para a educação brasileira". Já Samira Fernanda Delgado, que assume agora o cargo de diretora-geral do Campus Santa Cruz, destacou o fato de somarem-se 6 mulheres entre os 20 empossados. Em 2008, eram 2 representantes femininas no corpo de dirigentes gerais dos campi. "Somos belas, com certeza, empoderadas, como nos ensinou Paulo Freire, e da luta. Luta por um Brasil em que sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres", enfatizou a diretora.

Para encerrar a cerimônia, o reitor Wyllys Farkatt agradeceu e engrandeceu as duas gestões do professor Belchior de Oliveira Rocha, de 2008 a 2016, período no qual aconteceu a expansão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, passando de 4 unidades de ensino para 21 campi espalhados por 19 municípios do Rio Grande do Norte, atendendo todas as regiões do estado e cerca de 30 mil alunos do nível médio ao fundamental, passando pela Formação Inicial e Continuada.

Os próximos eventos do início da gestão 2016-2020 já estão marcados. No dia 28 de abril, acontece às 10h, no Auditório da Reitoria, reunião de boas-vindas do reitor com os servidores da unidade administrativa da Instituição e apresentação da equipe de pró-reitores e diretores acadêmicos. Eles assinarão o termo de posse no evento de transmissão de cargo de reitor, marcado para o dia 14 de maio, às 16h, no auditório do Campus Natal-Central.

Confira a gravação do evento de posse dos diretores-gerais, que foi transmitido ao vivo pela página oficial do IFRN no Facebook aqui e aqui.

Confira a lista dos diretores-gerais empossados para a gestão 2016-2020.

Ações do documento

Página em carregamento