Delegação de professores estrangeiros visita campi do IFRN

Docentes de Portugal e Cabo Verde realizarão palestras, além de discutir cooperação com o Instituto

Publicada em 31/01/2017 Atualizada há 1 ano

Cabo Verde, Brasil e Portugal são os países envolvidos na cooperação

Celebrando seis anos do Programa de Cooperação Técnico-Científica estabelecido com a Universidade do Minho (UMinho), localizada em Braga, ao norte de Portugal, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebe, para três dias de intensa atividade, comitiva de professores vindos daquela universidade portuguesa e também da Universidade de Cabo Verde, país da África Ocidental. Na programação da visita, que acontece entre 6 e 8 de fevereiro, há encontro com os doutorandos participantes do Programa, visita e palestra em campi do Instituto, além dos pontos altos: uma reunião técnica na Reitoria para discutir o estabelecimento de novos protocolos entre as casas de ensino e palestra com os servidores com orientação para submissão de projetos.

Programação

Na manhã do dia 6 de fevereiro, a partir das 9h, acontece a abertura oficial das atividades, na Sala de Atos da reitoria, onde haverá, por parte da gestão do IFRN e da UMinho, um balanço do convênio. À tarde, os professores visitantes terão uma reunião coletiva com os doutorandos.

Na sequência das ações da visita, a terça-feira (7) será reservada para reuniões técnicas com a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) e com os suplentes e demais servidores que desejem se candidatar ao doutoramento pela UMinho. Pela manhã, os gestores das Instituições envolvidas vão discutir as condições para uma possível renovação e ampliação do termo de parceria, buscando a pespectiva da pesquisa integrada. A partir das 14h30, no auditório da Reitoria, os professores visitantes vão prestar orientações sobre o processo de seleção para pós-graduação: quais as fases do processo seletivo, e, principalmente, quais os elementos necessários para o projeto de pesquisa.

Já o 3º dia da visita, a quarta-feira, dia 8 de fevereiro, será de visitas e palestras em quatro dos campi do IFRN. Envolvendo servidores e estudantes de graduação e de pós-graduação, os professores Emília Araújo, Arlindo Vieira, António Correia e António Maurício, que integram a comissão visitante, estarão nos campi Mossoró, Canguaretama, Natal-Central e Santa Cruz, respectivamente, onde proferirão palestras.

Parte da equipe em visita permanecerá na reitoria, onde, reunidos com as Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação e de Ensino e com as Diretorias de Gestão de Pessoas e de Gestão de Tecnologia da Informação, discutirá o estabelecimento de novos protocolos de cooperação entre as instituições.

Para o professor Márcio Azevedo, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, o evento tem como objetivo “avaliar as ações decorrentes do convênio com a UMinho, definindo novas estratégias de acompanhamento dos doutoramentos em andamento”. Márcio destacou outro ponto da visita, a participação da Universidade de Cabo Verde: “durante o encontro, teremos também a presença de um representante da Universidade de Cabo Verde, que, além de visitar e conhecer o IFRN, trará o convite oficial da instituição para que o IFRN participe de ações acadêmico-científicas que eles já vêm desenvolvendo com a UMinho, o que, para nós, é de grande importância, pois amplia o raio de ações do nosso convênio, nas perspectivas da pesquisa, da pós-graduação e da internacionalização”, finalizou o pró-reitor.

Já para Marcelo Camilo, assessor de Relações Internacionais do IFRN, essa possibilidade de parceria com a universidade africana reforça o caráter de expansão que já marca o Instituto: “é importante um novo olhar sobre a África. Somos dois países com uma só língua e, de certo, parcerias como essa só hão a acrescentar às instituições e seus públicos”, disse.

Programa de Cooperação

Em 30 de agosto de 2011, uma terça-feira, uma reunião entre reitor e os pró-reitores do IFRN com professor doutor José Augusto Brito Pacheco, da Universidade de Minho, de Portugal, colocaria o Instituto em novos rumos, agora internacionais. Com o objetivo de estruturar as metodologias e as condições acadêmicas e de custos do programa de intercâmbio, para a oferta dos cursos de mestrado e doutorado na Europa, o IFRN dava os primeiros passos para o estabelecimento de relações de cooperação em atividades científicas e acadêmicas entre as duas instituições. Além disso, o acordo previa a contribuição contínua para formação e aperfeiçoamento de profissionais na área pedagógica e na pesquisa científica e tecnológica. Entre 5 e 7 de dezembro do mesmo ano foi a vez do IFRN se fazer representar em Portugal: Belchior de Oliveira Rocha e José Yvan Pereira Leite (então reitor e pró-reitor de Pesquisa e Inovação) estiveram em terras portuguesas para cumprir agenda: entendimentos com os presidentes das Escolas de Engenharia, de Ciência, de Economia e Gestão, de Psicologia, de Ciências Sociais, de Letras e Ciências Humanas e nos Institutos de Educação, possibilitaram a cooperação em nível de doutorado e pós-doutorado, a realização de eventos científicos (como a série de Conferências Internacionais em Ciências da Educação e em Ciências Sociais) e a mobilidade acadêmica.

extensao
servidores