Consup
Conselho Superior do IFRN empossa novos conselheiros
A posse ocorreu de forma remota, e reuniu servidores e estudantes
Publicada por Cecilia Melo em 01/10/2025 ― Atualizada em 1 de Outubro de 2025 às 17:53
O Conselho Superior do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Consup/IFRN) empossou, nesta terça-feira (30/9), os 31 novos conselheiros para o biênio 2025-2027. A votação para as novas representações do Conselho foi feita durante o mês de julho de 2025, com as candidaturas homologadas em 23/7.
A posse ocorreu de forma remota, e reuniu servidores, estudantes e representantes do Colégio Gestor da Reitoria. Para o reitor do IFRN e presidente do Consup, José Arnóbio, a chegada de novas pessoas é importante para a continuidade do trabalho: “o Consup é o órgão mais importante do nosso Instituto, e que provou sua importância em vários momentos decisivos, inclusive da história recente. Então, receber novas pessoas neste Conselho é imprescindível para a continuidade do trabalho”, disse.
Podem fazer parte do Consup os servidores técnico-administrativos, professores, estudantes e representantes da sociedade civil, além de um representante do Ministério da Educação (MEC). O servidor do Campus Macau, André Azevedo, está participando pela primeira vez do Conselho, e para ele, a expectativa é de se aprofundar nas discussões sobre a instituição: “espero poder colaborar e ser útil no melhoramento de nossa instituição, principalmente na defesa dos direitos da comunidade acadêmica como um todo”, informou.
Novo Regimento
A posse dos novos conselheiros ocorre em um momento estratégico para o IFRN. No último dia 26 de setembro, o Conselho Superior aprovou uma série de deliberações relevantes, entre elas a Resolução nº 44/2025, que promoveu mudanças no Regimento Geral da instituição. A medida “alterou os Arts. 66 e 107, e incluiu os artigos 67-A, 74-A, 113-A e 113-B no Regimento Geral do IFRN, fortalecendo os mecanismos de governança e atualizando normas para dar mais clareza e transparência aos processos de gestão.
Outro ponto de destaque foi a aprovação da Resolução nº 13/2025, que instituiu o novo Regimento do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFRN. Essa decisão revogou a Resolução nº 69/2021 e representa um avanço importante para a consolidação das práticas de pesquisa científica na instituição.
Na mesma reunião, o Consup também aprovou a atualização da Organização Didática do IFRN (Resolução nº 85/2025), revogando resoluções anteriores para adequar normas acadêmicas, e a adesão à Rede Nacional de Certificação Profissional (Rede Certifica) (Resolução nº 86/2025).
Com a entrada em vigor dessas mudanças e a renovação da composição do Conselho, o IFRN inicia um ciclo marcado por representatividade e atualização normativa, reforçando o papel do Consup como instância máxima de deliberação da instituição.
O Consup
O Conselho Superior (Consup) é o órgão máximo do IFRN, com caráter consultivo e deliberativo, instituído pela Lei nº 11.892/2008 que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
