150 dias

Conheça ações do Campus Pau dos Ferros do IFRN na pandemia

Teletrabalho, atividades interativas, capacitações e planejamento são destaques

Publicada em 14/09/2020 Atualizada há 1 ano

Ações do Campus abrangem comunidade interna e externa

Desde que, em 17 de março, o IFRN suspendeu suas atividades acadêmicas e, um dia depois, a maioria de suas atividades administrativas presenciais e sabendo que cada um dos campi, além da Reitoria, encampou atividades nas áreas do Ensino, da Pesquisa e Inovação, da Extensão e também ações ligadas à Atividades Estudantis, além das voltadas ao atendimento de demandas psicossociais, iniciamos uma série de publicações, neste Portal e nas redes sociais do Instituto.

A ideia aqui é retomar as atividades que vêm sendo desempenhadas nas unidades que compõem o IFRN, dando destaque ao que foi construído por seus servidores – docentes e técnicos administrativos – a partir do plano de medidas de proteção e redução de riscos no âmbito do IFRN para enfrentamento da emergência de saúde pública nacional, decorrente do novo coronavírus (Covid-19), condensado na Portaria nº 530/2020, do Conselho Superior do IFRN.

A primeira das matérias trouxe uma seleção do que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do IFRN produziu. Agora, de acordo com a ordem de publicação em suas páginas, publicamos um resumo das ações de cada campus. Seguindo a sequência, o Campus Pau dos Ferros.

Com as demandas essenciais sendo executadas de forma presencial, as atividades foram migradas predominantemente para o teletrabalho (home office). Em consonância com as normas de  distanciamento social, as ferramentas e plataformas que já existiam, como o Suap, e-mail, portal, mídias sociais, ganharam ainda mais uso e vigor, possibilitando uma adesão maior a formatos de comunicação e interação remotos e virtuais. Reuniões remotas, e lives, por exemplo, passaram a fazer parte da realidade com mais frequência.

Somado a isso, a Instituição vem realizando desde março, além das demandas institucionais e acadêmicas, várias ações positivas e de responsabilidade social. Essas atividades vêm sendo divulgadas no portal e/ou mídias sociais do Campus desde o início da pandemia.Ainda em março, quando o distanciamento social já afetava financeiramente pessoas e instituições, os (as) que fazem o Campus Pau dos Ferros tomou a iniciativa com trabalhos em benefício da sua comunidade acadêmica, além de ações solidárias.

Conheça as ações do Campus Pau dos Ferros :

Enfrentamento estratégico à Covid-19 :

Com o início da pandemia, o IFRN instituiu o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, ou ainda, formado por um grupo de servidores profissionais de variadas áreas. Tendo como objetivo prestar informações oficiais e orientações aos alunos, servidores e comunidade sobre os efeitos da pandemia e situação da Instituição. Localmente, a Direção Geral do Campus Pau dos ferros , através da Portaria Nº 183/2020, instituiu o Comitê local, com as mesmas ações do comitê sistêmico, sendo que direcionadas à realidade especificidades local.  Também foi criada uma página para o Comitê local. O contato com o comitê local pode ser feito através do e-mail comitecovid19.pf@ifrn.edu.br . O contato com Comitê sistêmico pode ser feito pelo e-mail: comitecovid19ifrn@ifrn.edu.br ou telefone (84) 988699596. Por estes 2 últimos canais, a comunidade acadêmica interna pode, inclusive, agendar atendimento psicológico. Entre os trabalhos de destaque dos Comitês, estão o Plano de Contingência do IFRN para enfrentamento ao novo Coronavírus, um importante documento que orienta todos nós para encaramos a nova realidade face ao atual e futuros cenários no contexto da pandemia.

Volta às aulas:

Através de um trabalho atencioso entre o Conselho Superior (Consup), Colégio de Dirigentes (Codir), Conselho de Ensino (Coen), os gestores de Pau dos Ferros e demais campi estão a todo vapor no planejamento e trabalho para retorno do calendário acadêmico, que será continuado de maneira remota. Atrelado a isso, os docentes estão finalizando capacitações sobre como trabalhar com o ensino remoto. Um atenção especial dos diretores gerais e acadêmicos está direcionada ao ensino remoto da maneira socialmente mais justa possível, alinhada à política de assistência estudantil da Instituição.

extensao
servidores