Começa 2ª edição do Mês Nacional da Ciência Tecnologia e Inovações

Também é realizada a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema: "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta"

Publicada em 04/10/2021 Atualizada há 1 ano

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou, na última sexta-feira, 1º de outubro, a segunda edição do Mês Nacional da Ciência e Tecnologia e Inovações, e também as atividades da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema: "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta".

No Brasil, outubro é considerado o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, e concentra uma série de ações e eventos, que têm como objetivo aproximar a população de temas relacionados à Ciência e disseminar o conhecimento científico e tecnológico.

A ideia é mobilizar as pessoas, em especial os jovens, em torno de temas e atividades que valorizem a criatividade, a atitude científica e a inovação. Na programação, serão apresentados os resultados das pesquisas e iniciativas realizadas nas unidades vinculadas e parceiros em projetos estratégicos do MCTI.

Quem participa?

Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O evento conta com a colaboração e participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

Por ser um evento de atuação descentralizada, a realização da Semana Nacional de C&T depende do envolvimento de atores locais como governos estaduais e municipais, universidades, institutos de ciência, tecnologia e educação, entre outros. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento de efeito multiplicador exponencial e não se trata somente de uma política pública de amplo espectro, mas sobretudo de um compromisso de inclusão social.

Acesse:

Portal da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia