Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN lança projeto sobre Empreendedorismo Social
Campus Macau

IFRN lança projeto sobre Empreendedorismo Social

16/03/2021 - Cerimônia ocorreu de forma online na sexta-feira, dia 12 de março de 2021

IFRN lança projeto sobre Empreendedorismo Social

Projeto conta com 15 estudantes bolsistas

Na manhã da última sexta-feira, dia 12 de março de 2021, foi realizado, de forma on-line, o lançamento do projeto de Extensão "Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social". O projeto, realização do Campus Macau do IFRN e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio Grande do Norte, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Galinhos e da Junior Achieviement, organização mundial para promover o empreendedorismo entre jovens. Na ocasião, estavam presentes o reitor do IFRN, professor Arnóbio Filho, o diretor-geral do Campus Macau, professor Jerdmiler Gomes, a pró-reitora de Extensão, professora Denise Momo, o coordenador de Extensão do Campus Macau, professor André Freire Mastrorocco, a psicóloga do Campus, Carol Campus, o diretor de Operações do Sebrae/RN, Marcelo Toscano, o prefeito e o secretário de Turismo do município de Galinhos/RN, Francinaldo Silva da Cruz e Saulo Leão, respectivamente, e a estudante bolsista do projeto, Raquel Dantas Bertuleza Felipe.

O projeto visa a impactar o setor do turismo no município de Galinhos/RN e sua comunidade local, através da busca de soluções inovadoras com potencial empreendedor, que possuam geração de impacto social, como destaca o senhor Marcelo Toscano. “É um projeto que irá possibilitar a visão e a vivência de uma educação na prática. A grande proposta do projeto é possibilitar que os alunos desenvolvam um pensamento crítico para pensar soluções a partir das demandas da própria comunidade. Hoje damos início a um projeto que irá impactar tanto a vida dos estudantes quanto a sociedade e a vida local”, pontou.

Segundo a pró-reitora de Extensão do IFRN, o projeto conta com a participação de 15 estudantes bolsistas do Campus Macau, que passarão por capacitação em empreendedorismo social, inteligência emocional e relações interpessoais. Também será realizada uma pesquisa de campo para prospecção de demandas. Ao final, serão elaborados planos de negócios de impacto social que poderão, posteriormente, passar por processos de transferência de tecnologia à comunidade atendida ou incubação tecnológica. Sobre as expectativas do projeto, a aluna Raquel Dantas Bertuleza Felipe comenta que “vem para nos proporcionar diversas experiências e capacitações para que no final a gente possa transformar todo esse ensinamento em projetos inovadores que serão aplicados de forma direta para ajudar no desenvolvimento da cidade”.

De acordo com o professor Arnóbio, espera-se que não só a realidade da formação profissional dos estudantes seja impactada, como também a da comunidade, de forma a levar o empreendedorismo social como princípio basilar do desenvolvimento do setor produtivo do turismo naquela região. “Nós queremos que os empreendedores de Galinhos se tornem não só pessoas de negócios, mas agentes de transformação social e de sustentabilidade ambiental. Foi para isso que nós criamos esse projeto”, complementou o professor André Freire Mastrorocco.

Ações do documento

Página em carregamento