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Abril Indígena

Campus João Câmara promove educação escolar indígena

Atividades de formação desempenham troca de saberes e experiências

Publicada por Habyner Lima em 02/05/2023 Atualizada há 1 ano

O ensino do letramento racial possibilita aos estudantes uma perspectiva voltada à desconstrução do racismo e à conscientização sobre a luta contra essa prática, estabelecendo o reconhecimento das demais etnias e a busca pelos direitos garantidos. Com esse objetivo, o IFRN, através do Núcleo de Estudo Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), vem promovendo diversas ações e projetos nos campi do instituto.

No Campus João Câmara, o Abril Indígena 2023 contou com as participações das lideranças indígenas da comunidade. Durante a programação, foram realizadas mesas-redondas e conferências no auditório Thomé Soares Filgueira, localizado no Campus. A programação também contou com a realização do “Sarau das Estrelas” na comunidade indígena Mendonça do Amarelão. As atividades contaram com a presença de dezenas de pessoas oriundas da comunidade escolar e da região do Mato Grande.

O Coordenador do Neabi João Câmara, professor José Cleyton, falou sobre a necessidade do processo de revisão do currículo escolar voltado a essa temática: “A polifonia durante o evento convergiu para a necessidade da inclusão dos saberes indígenas nos currículos escolares. Observou-se que o currículo escolar vigente continua colonizado por paradigmas filosóficos e científicos eurocêntricos. Com efeito, espera-se da sequência de atividades que reforcem a integração da comunidade escolar às comunidades tradicionais existentes na região e ações que visem “descolonizar” o currículo e o pensamento hegemônico marcadamente eurocêntrico”.

Ainda segundo o professor de sociologia, o evento também proporcionou a troca de experiências vivenciadas durante o contexto de pandemia de Covid-19: "Assim como as demais instituições de ensino, as escolas indígenas sofreram com a interrupção repentina das atividades escolares presenciais. Professores contratados foram dispensados e os discentes ficaram com a aprendizagem escolar comprometida durante os anos de 2020 e 2021. Os prejuízos provocados pela pandemia foram agravados com descaso do poder público, notadamente o do âmbito federal, que deixou as comunidades tradicionais desassistidas nesse período".

Ações em Curso

O Neabi está realizando uma pesquisa sobre as experiências sociais de discentes negros e indígenas no processo de integração à comunidade escolar. Os dados quantitativos foram coletados através do senso disponibilizado pelo SUAP. Já os dados qualitativos estão sendo coletados por meio de entrevistas semiestruturadas.

O professor José Cleyton, ainda comentou como está sendo o processo de diagnóstico desses dados: “até o momento, verifica-se a necessidade de criação de um ‘observatório’ do desempenho acadêmico e trajetória escolar dos discentes negros cotistas, uma vez que pertencem ao grupo étnico-racial com o maior número de evasão escolar. Observa-se, ainda, uma baixa inclusão de discentes indígenas à comunidade escolar, demandando ações de extensão que visem a comunicar os processos seletivos e a existência de reserva de vagas para indígenas, bem como atividades que aproximem e viabilizem trocas de saberes entre a comunidade escolar e as comunidades indígenas”, afirmou o coordenador.

Essa coleta de informações tem gerado um “mapeamento” étnico-racial dos diferentes grupos existentes na comunidade escolar. Consideramos que tal coleta é fundamental para subsidiar a formulação de ações institucionais que visem à promoção da educação para as relações étnico-raciais e a redução da taxa de evasão escolar, sobretudo entre as minorias étnico-raciais. A realização disso também favorece o enriquecimento, a atualização do currículo escolar e, consequentemente, o aprimoramento da qualidade do ensino oferecido pelo IFRN Campus João Câmara.

Perspectivas

O Neabi João Câmara está se preparando para promover o “Julho das Pretas”. Este ano, a expectativa é oferecer oficinas, exibições de documentários, palestras e rodas de conversas relacionadas à questão racial vivenciada pelo gênero feminino. Além disso, o NEABI seguirá realizando pesquisas e atividades de extensão sobre as questões étnico-raciais existentes na comunidade escolar e no seu entorno.

Palavras-chave:
Povos originários
neabi
Abril dos povos originários

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