Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Incubadora

Campus João Câmara celebra 10 anos da Incubadora Tecnológica ITJC

Ação celebra atuação e promoção da cultura empreendedora na região do Mato Grande

Publicada em 31/10/2022 Atualizada há 1 ano

Atividade celebrou os 10 anos da ITJC

A Incubadora Tecnológica do IFRN Campus João Câmara comemorou nessa quarta-feira (26) os seus 10 anos de atuação e promoção da cultura empreendedora na região do Mato Grande realizando um evento celebrativo. Um dos objetivos da atividade era receber ideias inovadoras e realizar uma sondagem para seleção de novos empreendimentos para fazerem parte da ITJC. 

A programação do evento contou com, feira de empreendedorismo, ideias, palestras e oficinas de capacitação e premiações simbólicas. também teve um torneio de ideias e o Ideação, que tinham como foco os estudantes, servidores e público externo que possuíam alguma ideia inovadora e que tinha o interesse em torná-la em negócio. 

Incubadora Tecnológica do IFRN Campus João Câmara 

Iniciando suas atividades em 2012 com o nome “Incubadora Tecnológica de Energias e Negócios”, resultado de um convênio assinado entre o IFRN e o Sebrae. O convênio criava seis incubadoras no IFRN, sendo o Campus João Câmara um dos contemplados com a ação. 

A primeira atividade realizada pela incubadora foi um torneio de ideias. Em 2014, com a chegada da professora Vanessa Desidério, atualmente parceira da incubadora e ex-coordenadora, iniciou-se o desenvolvimento de atividades relacionadas à educação empreendedora e a consolidação de empreendimentos já existentes. 

“Foi muito difícil a primeira incubação porque a maioria dos projetos eles se dissolvem antes de incubar. Quando uma pessoa chega pra mim com uma ideia, é apenas um sonho. Depois fazemos estudo da viabilidade mercadológica, financeira e técnica para ver se ele se sustenta. Quando identificamos esses três pontos é que decidimos incubar”, nos conta a ex-coordenadora relembrando sobre os desafios iniciais. 

Uma das conquistas é o “cerne”, uma certificação que reconhece que a incubadora está dentro dos padrões de qualidade esperados a nível nacional ou mundial. Hoje a ITJC possui o cerne 1.

Palavras-chave:
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas