Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SUSTENTABILIDADE

Projeto de professor do IFRN que reutiliza água de esgoto tratado para irrigação faz sucesso

Com 4 premiações, projeto foi notícia em site de alcance e nacional

Publicada em 04/08/2020 Atualizada há 1 ano

Imagem de uma das áres irrigadas. Foto: arquivo do professor.

Natural do município de Parelhas (RN), na Região do Seridó, o Professor do Curso de Apicultura do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Me. Ivan de Oliveira Lima Júnior, cresceu em terras semiáridas. O convívio com a seca despertou nele uma inquietude que o motivou a investir seu conhecimento em estudos de ciência a tecnologia a favor de um projeto que amenizasse os impactos da seca na região.


"Palmas para Santana” é o nome que Ivan atribuiu ao Projeto, que consiste em uma estratégia sustentável de reuso de água, através da qual a irrigação ganha vez a partir do reuso da água de esgoto tratado. O projeto foi criado em 2014 no município de Santana do Seridó (RN).


Orgulhoso pelo trabalho, o Professor comemora: “Esse projeto foi para um divisor de águas dentro da minha história profissional. Sou um apaixonado pelo Semiárido e sempre busco medidas de convivência com essa região”, detalha Ivan Júnior.

Segundo Ivan, a metodologia do projeto está em total consonância com as características Semiáridas. “Considero o esgoto da cidade como um Rio Perene que tem potencial de irrigação gigantesco, porém quase sempre é totalmente sub utilizado”, detalha o Professor.


Uma das principais utilidades está na irrigação, especialmente da palma forrageira. Uma outra aplicação do projeto está na irrigação de estádio de futebol, atividade que já vem sendo realizada em outras cidades.


Acesse a reportagem veiculada no dia 29/07/2020 no portal UOL:

"Rio perene" no semiárido: esgoto tratado irriga plantações e estádio no NE



RECONHECIMENTO:

O projeto Palmas para Santana venceu quatro prêmios nacionais: em 2014, o prêmio Mandacaru II; em 2015, prêmio jornalístico ambiental da TETRA PAK'; em 2016, o prêmio Melhores Práticas da Caixa Econômica Federal e, em 2017, o Prêmio ANA. Este último é o principal prêmio brasileiro relacionado a manejo de água.



::: CONTEÚDO RELACIONADO:

14/12/2017: Projeto de Professor do Campus obtém 1º lugar em Prêmio da Agência Nacional das Águas.
05/12/2017: Professor do Campus concorre a premiação nacional com projeto que beneficia o Semiárido.