Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

RECONHECIMENTO

Projeto de Professor do Campus obtém 1º lugar em Prêmio da Agência Nacional das Águas

Evento contou com mais de 600 projetos inscritos. Final aconteceu na semana passada, em Brasília

Publicada em 14/12/2017 Atualizada há 12 meses

Professor Ivan, autor do Projeto, recebendo o Troféu do Prêmio ANA.

Pensando em desenvolver um projeto que seja útil ao Semiárido, o Professor do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Ivan de Oliveira Lima Júnior, pesquisou, testou a ideia, aplicou-a inscreveu-a, concorreu nacionalmente, e trouxe para casa o troféu de 1º lugar na categoria "Governo" do Prêmio ANA 2017, principal concurso brasileiro relacionado a recursos hídricos, promovido pela Agência Nacional das Águas (ANA).


Nos dias 5 e 6 de dezembro, em Brasília, foram realizadas as apresentações dos projetos finalistas que concorriam ao Prêmio. Na quinta-feira (7), o projeto "Palmas para Santana", de autoria do Professor Ivan, do curso de Apicultura, recebeu a premiação de 1º lugar na categoria "Governo".


O projeto objetiva reusar água de esgoto para irrigação da Palma Forrageira. A ideia foi testada e já funciona no Município de Santana do Seridó-RN, com o objetivo de minimizar o efeito da seca ali instalada desde 2012.


O Professor comemora e avalia o nível dos projetos finalistas: "Considerei o prêmio ANA justo e honesto. Todos os projetos finalistas eram de muita relevância. Graças a Deus, conseguimos trazer para o RN, mas, não foi fácil. É um grande reconhecimento para a convivência sustentável com o semiárido.", comenta Ivan.

"O Prêmio ANA deve abrir portas para a expansão do reuso de água e dará oportunidade para que o Projeto "Palmas para Santana" seja apresentado no maior evento mundial relacionado a gestão de recursos hídricos que próximo ano será no Brasil, em Brasília. Só tenho a agradecer a esse reconhecimento.", detalha o Professor.








Os ganhadores de cada uma das 6 categorias receberão o Troféu Prêmio ANA e uma viagem para participar do 8º Fórum Mundial da Água, marcado para acontecer em Brasília, de 18 e 23 de março de 2018. 


SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio ANA é o principal prêmio Brasileiro relacionado a recursos hídricos. O Prêmio ANA é o principal concurso brasileiro relacionado a recursos hídricos. busca reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País. Os trabalhos concorrentes devem promover direta ou indiretamente o combate à poluição e ao desperdício, apontando caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Em 2017 bateu recorde de 608 projetos inscritos.


::: CONTEÚDO RELACIONADO:
05/12/2017:Professor do Campus concorre a premiação nacional com projeto que beneficia o Semiárido.