PESQUISA E INOVAÇÃO

Pesquisadores do IFAL e IFRN desenvolvem ketchup à base de beterraba

Grupo comemora depósito de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Publicada em 18/03/2022 Atualizada há 1 ano

Amostras com colorações diferentes, devido às concentrações de tomate polpa de beterraba. Foto dos produtos no recipiente: Comunicação/IFAL.

Pesquisadora do Instituto Federal de Alagoas (Campus Batalha) e pesquisadores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Campus Pau dos Ferros) comemoram o registro de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A novidade da vez é o desenvolvimento de ketchup à base de beterraba.

Ao pensar o produto, a Drª Danielle Martins Lemos (IFAL), em parceria com Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira (IFRN) e Dra. Elisabete Piancó de Sousa (IFRN), proporam a combinação de polpa de tomate e beterraba. “A beterraba é nutritiva, possui antioxidantes e vitaminas, e coloração atraente, mas não é comumente beneficiada pela indústria; logo, apostei no ketchup misto, polpa de tomate com polpa de beterraba”, detalha Danielle.

Qualidade e sabor diferenciado
A Professora e Pesquisadora Danielle aponta que o resultado do experimento gerou um molho com alta qualidade e sabor diferenciado. As análises químicas do produto foram realizadas em parceria com os docentes do Campus Pau dos Ferros e o desenvolvimento aconteceu no laboratório de processamento do Campus Batalha.

Produto potencial para a indústria alimentícia
"A polpa de tomate e beterraba  possuem características nutricionais e sensoriais  que são características atrativas , nesse contexto a elaboração do  produto tipo  elaboração do catchup possui um potencial para  indústria alimentícia capaz de  agregar valor e consequentemente um alternativa para expansão para o mercado de  molhos e derivados", comenta a Professora Elisabete Piancó.

Segundo informações colhidas junto ao IFAL, a história do molho começou em 2019, quando o produto foi apresentado na Mostra multidisciplinar do Campus Batalha. Posteriormente, foi aprovado em projetos de pesquisa e eventos, além de acompanhamento pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), para o processo de patenteamento no Inpi.

PROCESSO DO REGISTRO DA PATENTE
PRODUTO
BR 10 2022 003394 3Elaboração de um produto tipo catchup de beterraba

Além do ketchup, Danielle Martins, depositadora principal do produto, também é depositadora de patente que envolve a proposta de canudo biodegradável criado a partir da cera de abelha, que também envolveu parceria com o Campus Pau dos Ferros.

IFRN em Pau dos Ferros e sua trajetória com patentes
No âmbito do Campus Pau dos ferros, o desenvolvimento deste novo produto soma-se ao portfólio pesquisas com depósito de patentes junto ao Inpi que a Instituição vem acumulando, como o desenvolvimento de corante natural, desenvolvimento de softwares e até iogurte em pó.

Com informações do departamento de Comunicação e Eventos do IFAL.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
24/12/2021: Pesquisadores desenvolvem corante natural a partir do fruto da murta e registram depósito de patente.
13/04/2021:Campus Pau dos Ferros conquista nova certificação de propriedade intelectual de estudantes e professores.
09/02/2021:  Acadêmicos do Campus Pau dos Ferros comemoram registros de propriedade intelectual.
30/12/2020:Professor do IFRN desenvolve iogurte em pó.
29/12/2020:Você já provou iogurte em pó? Professor do Campus desenvolve produto e tem depósito de duas patentes no INPI.