INTERATIVIDADE

Ouvidoria do IFRN lança atendimento pelo WhatsApp

Aplicativo também poderá ser usado para registro de pedidos de acesso à informação

Publicada em 29/11/2021 Atualizada há 1 ano

Ouvidoria é sediada na Reitoria do IFRN, em Natal.

A partir de agora, quem desejar ser atendido pela Ouvidoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) poderá utilizar o aplicativo WhattsApp. O novo canal funciona pelo mesmo número de atendimento que já pertencia ao setor: (84) 4005 0888. De acordo com o ouvidor da Instituição, o professor Daniel Lobão, a nova modalidade de atendimento não substitui o canal oficial de comunicação da Ouvidoria, que acontece pelo Sistema Fala.BR, mas tem o intuito prioritário de ser mais um meio de comunicação e orientação para a comunidade.

Pelo WhatsApp o usuário poderá entrar em contato para esclarecer dúvidas, bem como fazer elogios, críticas ou sugestões. Quando necessário, receberá todas as informações necessárias para registrar a sua manifestação no Sistema Fala.Br, plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, criada e administrada pelo Governo Federal, através da Controladoria-Geral da União.

“A ideia é desburocratizar ao máximo os serviços que englobam a Ouvidoria, tendo em vista que muitas questões podem ser resolvidas com mais rapidez e eficiência, sem a necessidade de formalizar o atendimento por meio de um documento eletrônico. A nossa intenção é que a abertura e tramitação de processos sejam a última instância, quando o cidadão não conseguir resolver suas necessidades pelo atendimento direto ou não conseguir a informação que deseja por meio dos canais de transparência ativa”, declarou o professor Daniel Lobão.

Atendimento estendido ao Serviço de Informação ao Cidadão

O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), criado com intuito de atender as demandas relacionadas à Lei de Acesso à Informação, também já está com atendimento pelo WhatsApp pelo número: (84) 4004 0889.

O SIC, que até o mês de setembro estava subordinado à Assessoria de Comunicação Social e Eventos do IFRN, passou a fazer parte da Ouvidoria, seguindo a tendência dos demais órgãos e autarquias do poder executivo do Governo Federal, que utilizam o mesmo sistema de forma integrada.

Disponibilidade do serviço

Os interessados poderão enviar mensagens sete dias por semana, 24h por dia. No entanto, as respostas e o atendimento acontecerão durante os períodos de expediente da Reitoria do IFRN, que é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com exceção de feriados ou datas comemorativas cujo expediente se dará por ponto facultativo. A comunicação entre os usuários e a Instituição deverá acontecer exclusivamente via mensagem de texto ou envio de imagens.

Acesse:

WhatsApp da Ouvidoria do IFRN