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ENSINO SUPERIOR

Nota máxima no ENADE atesta qualidade do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema do Campus Pau dos Ferros

Conceito 5 é conquista da recente avaliação

Publicada em 13/10/2018 Atualizada há 1 ano

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Exame

Localizado a aproximadamente 400 km da capital potiguar, o Campus Pau dos Ferros do IFRN, mesmo resistindo à aridez do Sertão, contribui positivamente com a missão da Instituição: formar profissionais-cidadãos. Essa missão e a qualidade da educação ofertada pelo Instituto tem se firmado através de diversos números e resultados. Uma evidência atual é o resultado da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o ENADE.


Na mais recente avaliação, referente a 2017, o curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), conquistou CONCEITO 5, a nota máxima no Enade, que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.


Desde que o curso foi criado, a gestão junto aos servidores do Campus vêm trabalhando em prol de melhoria contínua para o curso, que vem apresentando resultados positivos quanti e qualitativamente. Vale ressaltar que em abril deste ano, o curso recebeu conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC), através do ato regulatório de Renovação de Reconhecimento de Curso.


A Comunidade acadêmica comemora:


“Essa nota é o reflexo de um esforço coletivo dos professores, da gestão e especialmente dos alunos na busca de uma formação de qualidade. Parabéns a todos e todas pela conquista”
, afirma aProfessora Antonia Francimar Silva, Diretora Geral do Campus Pau dos Ferros do IFRN.


“A base para nos tornarmos profissionais capacitados é a nossa dedicação e conhecimentos adquiridos. E a aprovação do curso de ADS com nota máxima no Enade mostra a competência de servidores e alunos na preparação para as novas fases que sucedem a conclusão do curso.”, comenta Alana Cristina da Silva Freitas, graduanda de ADS.


“A nota obtida no Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE) é o reflexo de todo o trabalho desenvolvido, do investimento na busca de uma educação de qualidade.”
, relata a Diretora Acadêmica, Amélia Cristina Reis e Silva.


“Obter a nota máxima no ENADE demonstra a qualidade do ensino no IFRN.  O curso tem apresentado resultados relevantes na pesquisa e extensão, formando profissionais com uma sólida base teórica e uma intensa vivência prática”, frisa o Professor Dr. Aluísio Igor Rêgo Fontes, Coordenador do curso.


Empregabilidade

“Após levantamento finalizado esta semana sobre os nossos egressos, constatamos que 80% foram absorvidos por empresas locais e 20% estão em programas de pós graduação. Nenhum está desempregado.”, destaca o Coordenador do Curso.


Os egressos também comemoram: "O curso e o seu conceito 5 no ENADE representam uma conquista para a região do Alto Oeste potiguar. Isso mostra o quanto os professores e demais profissionais do Campus Pau dos Ferros do IFRN se mostram motivados com o crescimento da nossa Região e, principalmente, no crescimento crítico, ético e sensato de tantos jovens. Orgulho-me de fazer e ter feito parte dessa história, dessa casa. Orgulho-me de todos com quem convivi e ainda convivo. Sou grato a tudo e a todos.". Francisco Antonio Oliveira Lucena, egresso do curso e, atualmente, cursando o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação pela UFRN, além de atuar como professor mediador do Curso de Internet para Web, no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).


O Ministro da Educação, Rossieli Soares, ressaltou o desempenho das universidades públicas federais na avaliação. “As instituições que mais tiveram Conceito 5 foram as universidades e institutos federais, com 13,1% dos seus cursos, o que é um destaque positivo para a educação pública federal”, afirmou.


Os resultados do Enade são divulgados no Portal do Inep por meio de relatórios síntese de área, relatórios de curso e de instituições de educação superior e dos microdados do Enade. Já o Boletim do Estudante é disponibilizado no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.

SOBRE O ENADE

Enade* - Previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Enade avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório, e só pode colar grau o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. O ENADe é providenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.



::: CONTEÚDO RELACIONADO:
16/04/2018:Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas conquista conceito 4 em avaliação do MEC.